Índice de Retorno do ICMS de Paverama sobe 8,4%

A produção primária responde por 60,55% do VAF no município.

237
Crédito: Divulgação

Com a divulgação da prévia do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para 2024, o Município de Paverama obteve um aumento de 8,40%. O município também atingiu o maior Valor Adicionado dos últimos anos – R$ 215.792.350,15, representando um acréscimo de 41,16% sobre o ano anterior.

O IPM é um indicador que define como o Estado vai transferir os 25% da receita de ICMS ao longo do próximo ano entre as 497 prefeituras gaúchas. O IPM é apurado pela Secretaria Estadual da Fazenda com base no desempenho médio da economia local entre os anos de 2019 e 2020.

Conforme o Município, o crescimento se deve, principalmente, aos setores da produção primária e indústria. O Município ficou em 8º lugar entre os integrantes da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) entre os que cresceram no índice. Júlio Bruxel, do setor de Fiscalização de Paverama, aponta que o aumento de arrecadação teve origem principalmente na agropecuária, setor primário, com a produção de grãos (trigo, soja, milho), integrados de ovos, aves de corte, suínos de corte e produtores de leite e comércio de madeira (lenha, torretes, toras). A produção primária responde por 60,55% do Valor Adicional Fiscal (VAF), a indústria 19,28%, o comércio 16,85% e os serviços sujeitos a ICMS, 3,33%.

Ele explica como o aumento repercutirá nos serviços prestados pelo Município. “Este incremento de arrecadação vai beneficiar a população com mais recursos sendo direcionados ao atendimento de produtores rurais, melhorar os incentivos para produção primária, sendo que este é o setor que mais contribui para o VAF na atualidade. Os setores da Saúde e Educação também terão mais recursos para investimento e manutenção dos atendimentos à população de Paverama”, pontua.

Segundo Bruxel, neste momento de crise, o aumento do índice do IPM é o resultado de investimentos realizados em forma de incentivos a novos empreendimentos no segmento primário, como a instalação de novas granjas de aves (corte, ovos consumo e férteis), granjas de suínos de corte e ampliações de granjas de produção de leite realizados nos últimos anos.

“As indústrias do Município também tiveram um incremento grande em seus faturamentos, o que gera aumento do VAF, empregos e renda para população paveramense. Estamos trabalhando junto ao setor primário, comércio e indústria para manter estes índices, o que soma para melhorar o atendimento das demandas dos munícipes”, finaliza o fiscal.

- publicidade -