Colégio Teutônia é campeão da 57ª Onase

1112
Equipe de vôlei feminino do CT subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria Infanto da Série Prata / Crédito: Luana Beatriz Barth / Divulgação

A equipe feminina de vôlei do Colégio Teutônia sagrou-se campeã da Série Prata – categoria Infanto – na 57ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase). Os jogos foram disputados de 3 a 6 de outubro, em Lajeado. Além do vôlei, a competição também contou com disputas no basquete, nos naipes masculino e feminino, nas categorias Infantil e Infanto. Mais de 600 atletas, de 13 a 18 anos de idade, de 20 escolas da RSE do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participaram do evento.

Acompanhadas e treinadas pela professora Nadine Sulzbach, as meninas disputaram a fase regional em agosto, em Estrela, quando ficaram em 2º lugar, o que não garantiu a vaga para a final nacional. Porém, algumas semanas antes da fase nacional, o CT foi convidado a participar dessa etapa em virtude da desistência de uma equipe de outra região. “Não conseguimos nos preparar com muitos treinos, mas, mesmo assim, a equipe surpreendeu com qualidade técnica, entrosamento e táticas definidas”, avalia a treinadora.

Trajetória

A Onase contou com oito equipes femininas de vôlei na categoria Infanto. Divididas em duas chaves, as duas melhores de cada grupo disputaram a Série Ouro e as demais, entre elas o Colégio Teutônia, a Série Prata.

Ainda na fase classificatória as meninas teutonienses tiveram pela frente as donas da casa, o CEAT. “Dominávamos a partida até o momento em que a torcida anfitriã tomou conta do ginásio da Univates, que ficou lotado com uma torcida bonita de se ver, o que acabou surpreendendo nossa equipe e contribuiu para que fôssemos superadas em quadra. Isso foi decisivo para que ficássemos classificadas para a disputa da Série Prata”, comenta Nadine.

Mesmo assim, diante de equipes de vôlei tradicionais, que regularmente participam e buscam medalhas na Onase, o desempenho do CT foi bastante satisfatório. “Foram jogos muito difíceis, com nossa equipe jogando bem. Mesmo sem tempo de treino e sendo um grupo escolar, diferente dos outros educandários que contam com escolinha de vôlei nessa categoria, conseguimos o título da Série Prata”, avalia a professora.

Aprendizado além das quadras

“O esporte, principalmente as modalidades coletivas, como o voleibol, traz uma série de aprendizados, como respeito às colegas de time e aos adversários, persistência e garra, resiliência, pensamento de equipe e motivação. Com certeza vivenciamos e aprendemos tudo isso. Essa conquista é um grande feito para a escola, motiva novas gerações e cria uma nova cultura para a prática do vôlei”, ressalta Nadine.

A equipe

A equipe teutoniense contou com Vallentina Biondo Röhsig, do 8º ano do Ensino Fundamental; Rafaela Dummel, do 9º ano do Ensino Fundamental; Cauana Conrad, da 1ª série do Ensino Médio; Maria Carolina Gerhardt, Cynthia Horst, Brenda Kist, Tainá Danzer (capitã) e Luize Ahlert, da 2ª série do Ensino Médio; e Fabieli Leonhardt, da 3ª série do Ensino Médio.

Um dos destaques do grupo foi a jovem Vallentina, vice-campeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira Sub-17, campeonato disputado em Lima, no Peru. “Ela retornou da competição continental e participou ativamente da Onase conosco. Numa semana, vestia a camisa da Seleção Brasileira, na outra, a camisa do Colégio Teutônia. Todas nos sentimos lisonjeadas com esse grande acréscimo ao time. Ela foi a nossa maior pontuadora”, frisa Nadine.

“É gratificante para cada um que conhece a Vallentina, uma menina muito esforçada e dedicada, que ainda tem muito pela frente”, finaliza o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske.

- publicidade -