Relação entre as gerações e o consumo de alimentos abre a 5ª Jornada da Alimentação

Durante os quatro dias de evento, foco é estimular atualização, networking e negócios.

668
Crédito: Frederico Sehn / Divulgação

Até quinta-feira (19/10), Lajeado sedia a 5ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (Alimentaação) 2023. A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (16/10) à noite, no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, com a presença de cerca de 150 pessoas, entre empresários, fornecedores e autoridades.

Composta pelo 20º Workshop em Alimentos (17 e 18/10), 2º Seminário de Segurança de Alimentos (17/10), 5º Meeting Empresarial (18/10), 2º Seminário de Lácteos (19/10) e 1º Seminário de Inovação (19/10), além da exposição de cerca de 50 fornecedores locais, nacionais e de multinacionais, a programação tem o objetivo de reunir cerca de 900 pessoas.

Durante os quatro dias, o foco é estimular a atualização, networking e negócios. A cerimônia foi marcada por pronunciamentos e a palestra magna “Games of Tastes – Como as diferentes gerações estão redefinindo o consumo de alimentos”, apresentada pela diretora da Divisão de Negócios para Mercosul da Takasago do Brasil, Vilma Mendes.

Ao dar as boas-vindas, a coordenadora do 20º Workshop em Alimentos, farmacêutica e bioquímica Tânia Gräff mencionou o desafio da indústria de alimentos e de ingredientes de estar conectada com todas as tendências. “Conceitos antigos vão sendo mudados na contemporaneidade, onde se busca cada vez mais alimentos que reduzam determinados constituintes como açúcares, gorduras e sódio, e aumentem o consumo de outros como fibras, vitaminas e minerais”. Consumidores mais conscientes, novas legislações e as constantes mudanças foram citados por ela para frisar a relevância da atualização.

Para Gilberto Soares, coordenador do 5º Meeting Empresarial e também membro da comissão organizadora, a meta está lançada. “Nos propusemos um grande desafio de provar que conseguimos trabalhar para a melhoria de uma das nossas maiores culturas, que é a produção de alimentos. Oferecemos mais de 46 palestras e serão inúmeras as oportunidades de aprender e avançar”, completou.

Palestra magna

Vilma Mendes apresentou as características das gerações Baby Boomer, X, Y, Z e Alpha. Comentou as influências de cada um, o contexto econômico, político, a cultura e o quanto a tecnologia impacta nos comportamentos de acordo com a idade. Após mostrar vários exemplos de como as marcas se relacionam com as gerações, a especialista salientou que, apesar da Inteligência Artificial, o ser humano deve estar no centro.

Apresentou também um estudo internacional de 2022, que mostrou como os consumidores viam a comunicação. “Setenta e um por cento dizem que queriam uma comunicação mais direcionada a eles e 76% que se sentem muito frustrados quando veem que essa comunicação não está sendo feita direcionada para eles”. A mensagem principal que deixou foi que, ao criar um produto, as empresas pensem no público não só como consumidores, mas como pessoas. “Se conectar é compreender a realidade, interesses, necessidades e emoções do seu público, com o objetivo de criar uma relação de confiança”, pontuou.

Crédito: Frederico Sehn / Divulgação
- publicidade -