Mais de 500 estudantes participam da 5ª Conferência Regional de Educação Financeira em Teutônia

Evento celebra as entregas realizadas pelo Programa Cooperação na Ponta do Lápis, fomentado pela Sicredi Ouro Branco RS/MG.

877
Crédito: Grasieli Nabinger / Sicredi Ouro Branco RS/MG

Na terça-feira passada (24/10), Teutônia sediou a 5ª Conferência Regional de Educação Financeira, reunindo cerca de 500 estudantes e profissionais de educação de oito municípios vizinhos: Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí, Taquari, Triunfo e Westfália. Eles estiveram reunidos no ginásio Martin Luther, no Bairro Languiru. Já na quarta-feira (25/10), o encontro ocorreu em Montenegro, reunindo outras 500 pessoas. O evento foi a conclusão do programa Cooperação na Ponta do Lápis, desenvolvido ao longo do ano pela Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS/MG.

“O impacto do aprendizado na vida do estudante” foi o tema abordado no evento – assunto que oportunizou reflexões baseadas em cada uma das etapas do Método COOPS: Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar.

A peça teatral “Os sonhos são possíveis” retratou, com bom humor, a história de uma família que vivia desafios financeiros. Ao compartilharem questões do cotidiano, os artistas envolveram o público, que reconheceu situações problemas e acima disso, experimentou uma nova oportunidade de análise dos comportamentos relacionados à vida financeira, de acordo com as particularidades de cada família, mas com uma premissa: “a melhor hora de começar é agora”.

A conferência também oportunizou o desenvolvimento do protagonismo entre os jovens participantes do programa. A partir de um Talk Show, representantes de cada um dos municípios subiram ao palco para compartilhar vivências e experiências possíveis a partir do aprendizado do método.

Profissionais

Nos dois dias de conferência, o turno da tarde foi dedicado exclusivamente aos profissionais de Educação envolvidos com o programa. Ao todo, 92 pessoas, entre secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, integrantes das equipes diretivas e professores mediadores vivenciaram um momento de apreciação do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e alinharam, com auxílio da equipe da cooperativa, os passos a serem desenvolvidos no próximo ano.

Programa Cooperação na Ponta do Lápis

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é desenvolvido em 14 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG no Rio Grande do Sul. São 28 escolas dos Vales do Taquari e Caí e 58 turmas sensibilizadas pelo Método COOPS – método de ensino sobre Educação Financeira do Sicredi. Durante o ano de 2023, o programa impactou diretamente mais de 1.800 pessoas, entre estudantes e professores. Ao longo dos cinco anos de história, 85 turmas já vivenciaram o programa e mais de 53 mil pessoas foram impactadas por ele.

- publicidade -