Prefeitura de Lajeado prepara atividades culturais alusivas ao Mês da Consciência Negra

590
As atividades são gratuitas e abertas ao público

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), prepara atividades culturais em alusão ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. A programação alusiva à data iniciou nessa quarta-feira (1º/11), e segue até o dia 30 de novembro. Entre as atrações estão exposições culturais e lançamento de documentário, entre outras.

A Casa de Cultura de Lajeado recebe, até o dia 30 de novembro, as exposições culturais “Presenças Negras”, com a mostra de diversas obras dos artistas Sônia Johann, Nádja Soares, Isoldi Roloff e Elisandro Pedroso, e a exposição “Marias: resistências afetivas numa comunidade quilombola de Lajeado”, da artista Janaina Schvambach e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania.

Nesta terça-feira (7/11), às 14h, haverá o lançamento do documentário: “Ontem e Hoje” – Histórias Negrejadas do Négo FC”. O documentário relata, em 1h25min, a história do clube Négo, de Venâncio Aires, um dos clubes sociais negros mais antigos do Rio Grande do Sul. Os autores são o produtor audiovisual e ator Sérgio Rosa e o fotógrafo, jornalista e professor Emerson Machado.

A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan realiza, de 20 a 24 de novembro, a exposição “Bibliografia negra: a cor na literatura”.

Já no dia 22 de novembro, uma quarta-feira, às 9h30 e às 14h, ocorrem as oficinas de tranças com a trancista Amanda dos Santos da Silva. A atividade tem o apoio do CRAS Espaço da Cidadania.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, sem a necessidade de agendamento. Mais informações com a Casa de Cultura de Lajeado pelo telefone (51) 3982-1081 ou pelo WhatsApp (51) 9 9613-5839.

- publicidade -