Escolas têm até 24 de novembro para realizar teste de fluência leitora 

A iniciativa busca assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. 

903
Crédito: 3ª CRE / Divulgação

As escolas estaduais e municipais têm até o próximo dia 24 de novembro para aplicar o teste de fluência leitora com todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Em toda a rede pública dos 32 municípios do Vale do Taquari, 3.655 estudantes devem fazer a avaliação. A iniciativa integra as ações do Programa Alfabetiza Tchê e busca assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. 

Com o intuito de auxiliar os professores e, por consequência, os alunos, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disponibiliza material didático complementar, além de realizar periodicamente ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores. 

No ano passado, cerca de 92 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública foram avaliados nos testes. O resultado, divulgado em junho deste ano, mostra que, na Rede Pública, 54% dos alunos estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 9% estão no nível leitor fluente. Na Rede Estadual, 53% dos estudantes estão no nível pré-leitor, 37% estão no nível leitor iniciante e 10% estão no nível leitor fluente. Considerando somente as redes municipais, 55% estão no nível pré-leitor, 37% no leitor iniciante e 8% no nível leitor fluente.

O nível pré-leitor equivale a um estudante que ainda não possui condições de ler completamente nem as palavras isoladas; o nível leitor iniciante lê palavras em pequenas sequências, pausando entre as sílabas. Já no nível leitor fluente, o aluno chega à leitura automática de textos com naturalidade.

- publicidade -