Vigilância em Saúde de Teutônia alerta para falso surto de meningite

A equipe epidemiológica esclarece que ocorreram casos isolados, distantes de serem classificados como surto.

692
Crédito: Valter Campanato / Agência Brasil

Recentemente o município de Teutônia apresentou casos suspeitos de meningite viral. No entanto, somente dois casos foram confirmados por laboratório local e aguardam confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen). A equipe da Vigilância Epidemiológica ressalta que foram casos isolados, que não se caracterizam como surto.

Esclarece ainda que, para que haja ocorrência de surto, é necessário que várias pessoas da mesma localidade, escola ou empresa contraiam a doença ao mesmo tempo. Os casos que aguardam confirmação do Lacen seguem sendo monitorados, diminuindo a chance de agravamentos e de possíveis contágios. É importante que as pessoas se atentem a confirmar se a informação recebida é verídica, junto aos órgãos competentes, evitando a disseminação de alertas ou notícias falsas, causando pânico desnecessário na população.

Meningite

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias. No entanto, outros agentes também podem causar meningite, como fungos e parasitas. Trata-se de uma doença de notificação compulsória, ou seja, todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser imediatamente avisados para a Vigilância em Saúde.

Tratamento

Após a avaliação médica e a realização de exames, o tratamento será indicado de acordo com o agente causador da infecção. Não há tratamento específico para a meningite viral e, como acontece com outras viroses, ela é curada espontaneamente, podendo ser utilizados medicamentos que tratem apenas dos sintomas, como dor e febre. Meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, em ambiente hospitalar.

Medidas de prevenção e controle

A principal medida de controle a ser desencadeada nas doenças meningocócicas para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de casos, é a notificação e investigação oportuna da suspeita. Outras medidas importantes são a higienização das mãos, higienização e ventilação do ambiente e o cuidado com os alimentos que estiveram expostos à contaminação.

A Vigilância em Saúde de Teutônia deixa as seguintes recomendações aos pais e responsáveis:

– Estejam atentos aos sinais e sintomas, principalmente em crianças menores de 5 anos; se estes existirem, procurem imediatamente um médico para um diagnóstico seguro e tratamento eficiente;
– Se a criança tiver febre alta, não a leve para a escola. Procure um médico para saber o motivo da febre;
– Comuniquem a escola e a Vigilância em Saúde se a criança estiver com meningite confirmada;
– Após a alta, a criança não apresenta mais riscos de contaminação, podendo voltar normalmente às atividades cotidianas e ao convívio com outras crianças;
– A limpeza e a higiene devem ser habituais e rigorosas, principalmente em ambientes onde exista grande aglomeração de pessoas.  

Importância da Vacinação

Atualmente, há duas vacinas disponíveis nas unidades de saúde que previnem casos de meningite. Trata-se da vacina meningocócica C, aplicada no primeiro ano de vida, ao 3 meses, aos 5 meses e com 1 ano de idade completo e a Vacina ACWY, aplicada aos 11 anos de idade. Também é de extrema importância manter o esquema de vacinação básico (tétano, hepatite B, tríplice viral, febre amarela e etc) de crianças, adolescentes e adultos em dia.

Contatos

  • Vigilância Sanitária: (51) 99659-2756
  • Vigilância Epidemiológica: (51) 98577-0319 e (51) 98577-0323
  • Vigilância em Saúde do Trabalhador: (51) 99808-5673
  • Vigilância Ambiental: (51) 99386-8459
- publicidade -