Bombeiros voluntários gaúchos participam de treinamento sobre desastres em São Sebastião do Caí

Imersão de três dias e duas noites tem simulações de salvamentos em água, mato e áreas colapsadas.

1181
Crédito: Agência C5 News Press / Divulgação

Bombeiros voluntários de diversas partes do Rio Grande do Sul, de São Paulo, Santa Catarina e do Paraguai participam do Curso Internacional de Intervenção em Desastres com instrutores brasileiros, chilenos e mexicanos em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí.

A programação começou na tarde da sexta-feira (8/12), seguindo durante todo o sábado e no dia de hoje (10/12), com instruções e simulações. A movimentação ocorre na Escola de Bombeiros Voluntários, que funciona no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no município.

O curso é promovido pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) em parceria com o grupo Rescate Internacional TOPOS – uma entidade internacional, sem fins lucrativos, e que atuou nos terremotos no Taiwan (1999), Irã (2003), Indonésia (2004, 2008), Itália (2009), Haiti (2010 e 2021), Chile (2010), Nova Zelândia e Japão (2011), Peru (2012), Guatemala (2012), Equador (2016), Cidade do México (2017), Indonésia (2019) e Turquia (2023).

O treinamento ocorre em regime de imersão, com os alunos permanecendo acampados na área da UCS em São Sebastião do Caí. No local, eles têm aulas e realizam manobras sobre Sistema de Comando de Incidentes (SCI), resgate de vítimas em inundações e áreas instáveis, além de buscas em áreas de mata, regate em estruturas colapsadas e outros cenários.

Conforme o presidente da Voluntersul e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa, o aprendizado faz parte de uma série de intercâmbios promovidos pela entidade estadual com bombeiros voluntários do restante do continente. Já a Escola de Bombeiros Voluntários no Campus da UCS funciona desde 2021 e já formou mais de mil bombeiros voluntários em cursos de aperfeiçoamento, que vão desde comportamento extremo do fogo até resgate em áreas de difícil acesso. Muitos deles contaram com a parceria de instrutores de unidades voluntárias de outros países sul-americanos.

O curso ainda terá uma segunda turma programada para a terça-feira (12 /12) e seguindo até a quinta-feira (14/12). Neste caso, será composto também por bombeiros voluntários, mas contando ainda com agentes de Defesa Civil e do Samu.

- publicidade -