Ministério da Saúde forma mais de 176 mil agentes de saúde e anuncia ampliação do programa

Formatura simbólica marcou a ampliação do programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente.

332
Crédito: Julia Prado

O Ministério da Saúde diplomou mais de 176 mil agentes comunitários de Saúde e agentes de Combate às Endemias, que concluíram os cursos em mais de 5,3 mil municípios. A cerimônia de formatura simbólica ocorreu nesta terça-feira (12/12), oportunidade que marcou a ampliação do programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente. Isso será possível com a abertura da segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes em 2024. Com a ação, toda a categoria atuante no SUS será contemplada.

Os formandos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 138 mil agentes comunitários de Saúde e 38 mil agentes de Combate às Endemias. Mais de 14 mil profissionais estiveram envolvidos na qualificação dos agentes: 4 mil tutores e 10 mil preceptores. O programa tem formato semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses.

No próximo ano, o ministério vai incluir no programa as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos serão enriquecidos com disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população. Com a nova turma, a pasta prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários.

Dividido em 26 disciplinas e 40 tele aulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas. A qualificação é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

- publicidade -