Conselho Tutelar de Imigrante recebe treinamento

posse dos novos conselheiros tutelares ocorre em 10 de janeiro de 2024.

1033
Crédito: Divulgação

A Secretaria da Saúde e Assistência Social de Imigrante promoveu treinamento aos Conselheiros Tutelares e suplentes. A formação foi estendida a todos os componentes do Sistema de Garantia de Direitos do Município – Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Rede de Apoio. A formação foi de caráter teórico-prático. A posse dos novos conselheiros tutelares ocorre em 10 de janeiro.

O curso foi ministrado pela empresa Mediari Assessoria e Gestão Social Ltda, por meio da assistente social Eliana Becker, psicóloga Cláudia Zagonel Bender e professora Teresinha Schnorr. Na oportunidade foram abordados assuntos como o dia a dia do conselheiro tutelar, o Estatuto da Criança e do Adolescente, situações em que o conselheiro deve intervir, competências, atribuições, aplicação de medidas de proteção, formas de intervenção, a relação com a rede de atendimento e construção de fluxos e redação de documentos oficiais.

“A legislação foi um assunto amplamente abordado. Exemplos são a Lei da Escuta Protegida (lei nº 13431/2017), que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima de violência: reconhecimento de cada tipo de violência, construção de fluxos de atendimento, como ouvir, resoluções, noções de informática e outras demandas identificadas pelo Comdica”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst.

- publicidade -