Estado antecipa recolhimento dos entulhos das enchentes em Estrela

Cerca de 14,8 mil toneladas serão recolhidas e transportadas até Minas do Leão para o descarte.

1284
Crédito: Jônatas dos Santos / Governo de Estrela

Iniciou nesta quarta-feira (27/12) o recolhimento dos entulhos produzidos pelas duas grandes enchentes que atingiram Estrela nos meses de setembro e novembro. Retroescavadeiras e caminhões trabalharão nos próximos 14 dias, 12 horas por dia, com folga apenas no domingo, para remoção das mais de 14,8 mil toneladas de resíduos programados e que estão depositados na área adjacente ao Porto de Estrela. O trabalho começou a ser executado por uma empresa contratada pelo Governo do Estado, responsável pela destinação dos resíduos.

O cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) previa o início do recolhimento para a segunda semana de janeiro de 2024. No entanto, o processo foi adiantado pois o município que antecedeu Estrela, Roca Sales, teve os trabalhos concluídos antes dos 33 dias previstos. Até o sábado (23/12), a pasta já havia recolhido mais de 26 mil toneladas de resíduos em Encantado, Roca Sales e Muçum.

Vinte caminhões se revezam no recolhimento. Duas retroescavadeiras estão no local, uma da empresa contratada pelo Estado e outra do próprio Município, que busca agilizar o recolhimento. Devido à facilidade do acesso e saída para BR-386, cada caminhão leva cerca de 30 a 40 minutos para carregar e sair do local com cerca de 30 toneladas de resíduos.

Conforme a diretora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Tanara Schimidt, após a remoção do material o departamento de Meio Ambiente realizará uma análise do solo para medidas de tratamento da área. “A escolha do espaço se deu especialmente por ser um solo argiloso e bem compactado, além da facilidade de acesso”, relata.

Já o prefeito Elmar Schneider agradeceu o Governo do Estado pela medida, iniciada ainda no ano de 2023. “Nenhum município atingido teria recurso e logística para sozinho fazer essa remoção. Tivemos hora de cobrar, mas agora é hora de agradecer”, enfatizou. Agora, o chefe do Executivo espera a conclusão do trabalho para verificar se as 14,8 mil toneladas apontadas pelo Estado após análise das imagens de satélite correspondem ao montante depositado e, caso contrário, aguarda a nova rodada de recolhimentos prometida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 

- publicidade -