Estudantes da Univates praticam espanhol através do Programa Modo Tandem

Programa ocorre desde 2021 em parceria entre a Universidad Nacional de Cuyo, da Argentina.

746
Crédito: Pexels

Por meio do Programa Modo Tandem, que ocorre desde 2021 em parceria entre a Universidad Nacional de Cuyo, da Argentina e a Univates, estudantes das duas instituições podem praticar um idioma estrangeiro (português ou espanhol) e aprimorar suas habilidades linguísticas. Em 2023, os seis alunos da Univates que participaram da segunda edição do Programa tiveram a chance de vivenciar uma experiência intercultural única, que contribuiu significativamente para enriquecer suas trajetórias acadêmicas e pessoais. 

Derli Paulo Bonine é estudante do curso de Nutrição e destaca a importância que o Programa teve para a sua formação profissional. “Por meio do Modo Tandem, pude aperfeiçoar meus conhecimentos gramaticais em espanhol. Acho importante ressaltar que o Programa também ampliou meu entendimento sobre o sistema de ensino de outro país e a cultura argentina”, comenta. 

Laura Alana Becker Ely, graduanda em Direito, relembra com carinho do que aprendeu no decorrer do Programa. “As conversas que tínhamos nos encontros eram tão boas que, às vezes, acabávamos nos estendendo para além do horário programado sem percebermos. Nessas reuniões, além de estudar os conteúdos em si, também costumava trocar opiniões e dividir experiências com minhas colegas argentinas Noe e Cande, o que tornava tudo ainda mais proveitoso. Cresci e me desenvolvi muito. Para mim, participar do Modo Tandem foi uma experiência nova e sem igual”.

Assim como no caso de Bonine, o Programa ajudou Laura a se familiarizar mais com a língua espanhola. “Ao exercitar semanalmente o idioma, notei uma melhora na minha dicção e fluência. Ao mesmo tempo em que aprendi muito, também pude ensinar aos colegas argentinos o que eu sei sobre português. Saio desse projeto com uma grande bagagem cultural e com o desejo de continuar explorando e conhecendo o mundo”, finaliza, animada, a acadêmica. 

Saiba mais sobre o Programa Modo Tandem 

O Programa Modo Tandem tem como objetivo estabelecer pares de estudantes brasileiros e argentinos para a prática de um idioma estrangeiro. Os encontros, realizados virtualmente, ocorrem ao longo de oito semanas, com duração de uma hora cada. Em 2023, a professora Rosiene Haetinger foi a coordenadora que representou a Univates no projeto.

- publicidade -