Risco de transmissão da dengue é considerado alto em Lajeado

A equipe responsável coletou 125 amostras com a presença de larvas da espécie Aedes aegypti, encontradas em 100 imóveis, sendo 95% residenciais.

725
Crédito: Divulgação

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Lajeado, entre os dias 22 e 26 de janeiro, revelou uma situação preocupante: o risco de transmissão da dengue é considerado alto. O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O levantamento, que é realizado no município de 3 em 3 meses, tem como objetivo avaliar a densidade da presença do mosquito Aedes aegypti e identificar possíveis focos de reprodução. Foram visitados aproximadamente 2.200 imóveis, incluindo residências, áreas públicas, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A equipe responsável coletou 125 amostras com a presença de larvas da espécie Aedes aegypti, encontradas em 100 imóveis, sendo 95% residenciais.

Os resultados obtidos foram considerados preocupantes porque foi constatado um alto índice de presença do mosquito, com focos de reprodução identificados em diversos locais. Diante desse cenário, a equipe de agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde estão reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Participação da comunidade

A conscientização da população é fundamental para o combate à dengue. Cada pessoa precisa ter a responsabilidade de cuidar de seu próprio ambiente, residência ou pátio, eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito. A prevenção é a melhor forma de evitar a propagação da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

  • É fundamental que a população esteja ciente da gravidade da situação e esteja disposta a colaborar no combate ao mosquito. Ao adotar as medidas de prevenção, estaremos protegendo a nossa saúde e a de toda a comunidade. Juntos, podemos combater o Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão da dengue – alerta a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Catiana Lanius.

Medidas para prevenção

As visitas para orientação à população sobre os riscos e sobre medidas de prevenção está sendo realizada diariamente em conjunto com outras estratégias, como o bloqueio de transmissão com uso de inseticida nas áreas de transmissão viral e a borrifação de inseticida residual em pontos estratégicos e prédios públicos. Para que o combate seja efetivo, é fundamental a participação e o engajamento da população na eliminação dos criadouros do mosquito, pois a aplicação de inseticidas não é suficiente para controlar a proliferação do Aedes.

É importante ressaltar que a aplicação de inseticidas deve ser realizada por profissionais capacitados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e respeitando as normas de segurança. Além disso, é necessário que a população esteja informada sobre os riscos e benefícios desta medida, bem como sobre os cuidados necessários para minimizar os impactos ambientais e proteger os polinizadores, como as abelhas.

- publicidade -