Bolsas de estudo para o Canadá estão disponíveis na Univates

As bolsas de estudo disponibilizadas pelo Elap oportunizam que estudantes realizem intercâmbio de curta duração.

675
Crédito: Jason Hafso / Unsplash

Emerging Leaders of the Americas Program (Elap) é um projeto criado pelo governo do Canadá que apoia o desenvolvimento do capital humano e da próxima geração de líderes nas Américas. Também objetiva fortalecer os vínculos entre as instituições de ensino canadenses, da América Latina e do Caribe.

As bolsas de estudo disponibilizadas pelo Elap oportunizam que estudantes realizem intercâmbio de curta duração (de quatro a seis meses) no Canadá, para estudo ou pesquisa na graduação, mestrado ou doutorado. Para o aluno concorrer a uma bolsa, a instituição de ensino do interessado precisa ter vínculo de cooperação com uma universidade canadense, o que permite aos alunos da Univates se candidatarem a uma vaga na Concordia University of Edmonton, instituição com a qual a Universidade tem acordo de cooperação acadêmica.

Para a gerente de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a oportunidade vai ao encontro dos interesses institucionais da Universidade, sendo uma forma de facilitar a experiência internacional dos estudantes por oferecer apoio financeiro – um dos grandes entraves para a internacionalização atualmente. “Trabalhamos com instituições conveniadas que, em parte, oferecem apoio financeiro. No entanto, a grande maioria das instituições estrangeiras não disponibiliza esse benefício. Claro que o apoio financeiro não é tudo, levamos ao aluno um mundo de oportunidades e o auxiliamos em todo o processo, porém ele deve estar preparado”, explica.

O edital está disponível em www.univates.br/editais, seção “Internacionalização”. O período de inscrições é do dia 14 de fevereiro até o dia 1° de março. Os documentos necessários e as informações para a inscrição poderão ser conferidos no edital. O envio da documentação à instituição de destino é feito pelo ERI. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5476.

A mobilidade acadêmica pode ser realizada em 2024B ou em 2025A. O valor das bolsas de estudo varia de acordo com o período da mobilidade e o nível de ensino. O valor total concedido será de CAD 8.200 (dólar canadense, aproximadamente R$ 30 mil) para graduação e CAD 11.100 (aproximadamente R$ 40 mil) para pós-graduação, por aluno, para um semestre acadêmico.

Podem participar alunos matriculados em cursos que tenham disciplinas semelhantes às oferecidas pela Concordia University of Edmonton. Formandos não podem participar, pois, após o retorno, os bolsistas precisam estudar por pelo menos mais um semestre na Univates.

- publicidade -