Seminário Institucional reflete sobre o papel da Univates na sociedade

Atividades são distribuídas em dois dias de programação voltada a professores, gestores, tutores e funcionários técnico-administrativos.

751
Crédito: Natalia Nissen / Univates

O ano letivo da Univates é aberto oficialmente com a realização do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente. Os eventos começaram nesta quarta-feira (14/2) e se estendem até a noite desta quinta-feira (15/2) no campus de Lajeado. A programação, que também é alusiva aos 55 anos de Ensino Superior na região, tem como principal objetivo provocar reflexões sobre o futuro da Instituição e o papel da Universidade como instrumento de mudança na sociedade. 

As atividades são abertas a professores, gestores, tutores e funcionários técnico-administrativos e acontecem no auditório do Prédio 7. Ao longo de dois dias, são realizados painéis, seminários e saídas de campo para discutir aspectos da relação entre Universidade e cidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de apresentações do grupo Vocal Univates. 

Na tarde de quarta-feira, o painel “Diferenciação Pedagógica: estudo, pesquisa, trabalho coletivo, comunicação e criação” contou com a participação dos professores convidados Cristiane Muniz (da Escola da Cidade, de São Paulo) e João Alcione Sganderla Figueiredo (da Universidade Feevale) falando especialmente sobre urbanismo e civilidade. A conversa foi mediada pelo coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates, professor Tiago Weizenmann, e pela professora dos Programas de Pós-Graduação Luciana Turatti.

Weizenmann lembrou que os eventos seguem a temática da edição anterior porque é preciso tempo para maturar ideias que irão balizar aquilo que se projeta para a Instituição. “Por isso estamos trazendo novamente essa discussão e, ao longo desses dois dias, vamos recuperar alguns momentos, inclusive das produções que foram feitas, para que a gente possa ter uma continuidade naquilo que estamos discutindo e naquilo que estamos propondo”, esclareceu.

Segundo dia

Na manhã desta quinta-feira (15/2), foi realizada uma saída de campo com o tema “Aula em território: o que é possível quando ensino, pesquisa e extensão se encontram?”, orientada pelo professor Nestor André Kaercher da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pela tarde, as atividades seguem com o Seminário de Leitura “Universidade: transformar, proteger, valorizar”, com o professor convidado Roberto Rafael Dias da Silva (da Unisinos, de São Leopoldo). À noite, o painel de encerramento terá o tema “Capilaridade educativa: conectando o trabalho dentro e fora da universidade”, que será ministrado pelo professor Nestor André Kaercher e pelo gerente de Educação do Instituto Inhotim (de Brumadinho, Minas Gerais), professor João Paulo Andrade.

- publicidade -