Teutônia alcança a maior nota no Programa Previne Brasil desde 2021

Além disso, atinge 100% das metas do PIAPS.

1834
Crédito: Divulgação

O município de Teutônia segue avançando na nota concedida pelo Ministério da Saúde através do Programa Previne Brasil, que avalia a Atenção Primária à Saúde de acordo com o desempenho em diferentes requisitos. Além disso, no ano de 2023, o município também se destacou no Programa de Incentivo à Atenção Primária à Saúde (PIAPS), atingindo 100% das metas estabelecidas pelo programa do governo estadual.

No Previne Brasil, Teutônia atingiu a maior nota dos últimos anos, tendo em vista a melhora progressiva do município desde 2021. Em 2023, a cidade alcançou a nota 9,10 já no primeiro quadrimestre, 9,52 no segundo quadrimestre e, no terceiro quadrimestre, alcançou a marca de 9,58, maior nota conferida ao município nos últimos anos.

Com mais profissionais e especialidades ofertadas na atenção primária, os cuidados com a prevenção têm sido intensificados, a fim de preservar a saúde das pessoas. São inúmeras as ações e projetos realizados com o objetivo de atender os munícipes com mais agilidade e qualidade. A conquista se deve, principalmente, às equipes, que têm trabalhado em horários diferenciados, no turno da noite e aos sábados de manhã, para atender a população e ofertar serviços e exames preventivos, como a coleta de citopatológico e a vacinação, o que contribui para atingir as metas.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (EAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.

Os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do programa, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.

Os indicadores do Pagamento por Desempenho, considerados em 2023, foram:

        1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.

        2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

        3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

        4. Proporção de mulheres com coleta de cito patológico na APS.

        5. Proporção de crianças de 1 ano de idade com esquema vacinal completo.

        6. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

        7. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Já o PIAPS considera outros 5 indicadores:

        1. Ações para promoção da alimentação saudável em grupos.

        2. Realização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), através da formação de grupos e durante as consultas.

        3. Ações de promoção à saúde mental em grupo.

        4. Tratamento de Sífilis em gestantes.

        5. Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose.

- publicidade -