Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue

934
Crédito: Divulgação

Com a retomada das aulas na rede pública após o carnaval, os ministérios da Saúde e da Educação iniciaram campanha de mobilização contra a dengue nas escolas. A proposta é conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, reestruturado no ano passado.

Ao todo, serão 20 semanas de atividades em meio à comunidade escolar. A expectativa é de que 25 milhões de estudantes sejam orientados sobre o combate a arboviroses em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

Dados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) mostram que 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue afeta o país há mais de 40 anos. E, em 2024 foram verificados vários sorotipos da dengue circulando, o que aumenta o número de casos, além do aumento do mosquito com as mudanças climáticas, calor excessivo, diz a pasta.

- publicidade -