Professores do Rio Grande do Sul iniciam o ano letivo com formações promovidas pela Univates

Mais de 15 diferentes cidades contarão com ações no começo do ano letivo de 2024

598
Crédito: Divulgação

Os municípios gaúchos das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Serra e Litoral Sul iniciaram o ano letivo de 2024 com formações de professores promovidas pela área de Assessorias Pedagógicas da Univates, vinculadas ao Crie Univates. As atividades foram realizadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul, como: Vespasiano Corrêa, Relvado, Arroio do Meio, Capitão, Carlos Barbosa, Nova Bréscia, Arroio do Tigre, Montenegro, Progresso, Coronel Pillar, Putinga, Venâncio Aires, Taquari, Travesseiro e Tavares.

As formações, que contaram com a participação de monitores, professores dos anos iniciais e finais, abordaram temáticas específicas de acordo com as necessidades de cada município, acontecendo entre os meses de janeiro e fevereiro. Entre as temáticas mais demandadas, e que nortearam o trabalho desempenhado pela Universidade, estiveram a alfabetização, fluência e compreensão leitora e letramento matemático.

O objetivo das formações foi preparar os professores para o novo ano letivo, oferecendo ferramentas e estratégias para lidar com os desafios da educação contemporânea. Além dos de voltados à alfabetização e letramento, também foram abordadas metodologias ativas de aprendizagem, avaliação formativa, gestão de sala de aula, educação inclusiva e tecnologias digitais na educação. As formações foram ministradas por um coletivo de professores vinculados à Univates com vasta experiência em cada área temática.

A formação continuada é um processo recorrente para o desenvolvimento profissional dos professores e equipes que trabalham na área da Educação. Ela permite que os professores e demais profissionais se mantenham atualizados com as últimas tendências da educação, aprimorem suas práticas pedagógicas e reflitam sobre sua atuação em sala de aula, focado em necessidades pontuais para cada contexto municipal.

- publicidade -