Auriculoterapia é novidade na UBS de Fazenda Vilanova

A auriculoterapia consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia, por exemplo.

1045
Crédito: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde(UBS) de Fazenda Vilanova conta com um novo serviço via Sistema Único de Saúde (SUS), a auriculoterapia. Com o foco na prevenção e na consequente redução do uso de medicamentos, a técnica, que é semelhante à acupuntura, é oferecida à população vilanovense mediante agendamento. 

São em torno de 25 atendimentos semanais. 

A auriculoterapia consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia, por exemplo. A terapia baseia-se na ideia de que cada parte do corpo humano está representada em pontos da orelha.

Em Fazenda Vilanova, a técnica é feita pelas enfermeiras Zilda Seben dos Anjos e Patrícia Fassini e os agendamentos podem ser feitos diretamente na Unidade Básica de Saúde.  A auriculoterapia foi implantada em novembro de 2023, mas foi intensificada a partir de janeiro de 2024. As duas profissionais se revezam no atendimento aos pacientes, que já tem colhido os benefícios que esta técnica oferece. 

Uma das grandes vantagens da auriculoterapia é que o tratamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente da idade, sendo recomendado para crianças, adultos e idosos. O método ainda possui muitas vantagens, dentre as quais se destacam a fácil aplicação, a ampla indicação e o fato de ser indolor e ter raros efeitos colaterais. 

- publicidade -