Quase 10 milhões de jovens sem ensino básico estão fora da escola

Maioria vem de famílias com renda per capita de até um salário mínimo

1098
Crédito: Divulgação

De acordo com a pesquisa Juventudes Fora da Escola, divulgada na segunda-feira (11/3), 9,8 milhões de jovens brasileiros, de 15 a 29 anos (19,9% da população dessa faixa etária, não concluíram a educação básica.  O levantamento mostra ainda que a maioria desses jovens (78%) provém de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo (R$ 1.412,00), e sete em cada dez (70%) são negros. A maioria (43%) não terminou o Ensino Fundamental; 22% completaram o Ensino Fundamental mas não iniciaram o Médio; e 35% têm o Ensino Médio incompleto.

A pesquisa, baseada nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 aponta que oito a cada dez desses jovens estão fora da escola há mais de dois anos. Os dados ainda evidenciam que 84% destes jovens são parte da força de trabalho e desse grupo, 67% estão ocupados na informalidade. 

O estudo revela que o trabalho é central na decisão desses jovens que estão fora da escola, seja na tomada de decisão para interromper os estudos, seja para retomá-los.

- publicidade -