Bolsistas do programa Professor do Amanhã iniciam atividades

O início das atividades do Programa voltado à formação de professores coincide com a comemoração dos 55 anos do curso de Letras da Universidade, celebrado no domingo, dia 10 de março.

1105
Crédito: Divulgação/AI Univates

Na noite de 11 de março, a Universidade do Vale do Taquari – Univates deu início às atividades do grupo de estudantes selecionados para cursar Letras – Português/Inglês por meio do Edital Professor do Amanhã, uma iniciativa do Governo do Estado articulada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). As 46 pessoas aprovadas ganharam uma bolsa de estudos integral para o curso presencial de licenciatura ofertado pela Univates e uma bolsa permanência no valor de R$ 800,00 mensais.

O início das atividades do Programa voltado à formação de professores coincide com a comemoração dos 55 anos do curso de Letras da Universidade, celebrado no domingo, dia 10 de março. Na noite de 11 de março, o grupo de calouros que iniciou o curso é composto por cerca de 30 estudantes. Outro grupo, com cerca de 15 pessoas, iniciou as atividades em 12 de março. 

A recepção dos novos estudantes foi realizada pela professora Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, pela professora Fabiane Olegário, coordenadora dos cursos de Letras (Português e Português/Inglês), e pela professora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora institucional do Programa Professor do Amanhã. 

“Na recepção do grupo, percebemos alunos motivados. A expressão de alegria e a perspectiva nos semblantes deles foram contagiantes, o que reflete em um futuro promissor nos estudos. Essa turma terá uma jornada compartilhada ao longo dos quatro anos do curso, o que vai proporcionar para eles uma experiência de convívio e aprendizado conjunto”, detalha a professora Grasiela. 

A vice-reitora, professora Fernanda, destacou que esta turma é particularmente especial, pois faz parte do Programa Professor do Amanhã, “uma iniciativa aguardada e valorizada não apenas pelo Governo Estadual, mas também pelo esforço conjunto dos reitores e reitoras das 15 universidades comunitárias do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. Esse  programa nasceu de intensas articulações e diálogos com diversos setores, incluindo parlamentares e o próprio governo, demonstrando o compromisso com a formação de professores”.

Fernanda também ressaltou o papel da Univates e seu compromisso regional. “A Univates é uma universidade comunitária e, desde o seu início, há cinco décadas e meia, tem dedicado seu esforço para formar educadores, demonstrando seu comprometimento com a educação na região do Vale do Taquari”.

A vice-reitora também apontou que os novos estudantes estão prestes a iniciar o melhor curso de Letras do Brasil, de acordo com as avaliações do Ministério da Educação, reconhecimento que reflete o comprometimento e a excelência que caracterizam a Instituição. Fernanda encorajou os estudantes a valorizarem o espaço acadêmico e a contribuírem ativamente para a sua comunidade universitária. “Desejo que aproveitem ao máximo sua vida universitária, participando tanto das atividades dentro quanto fora da sala de aula, e que esses anos sejam repletos de aprendizado e crescimento pessoal”, finalizou ela. 

Após as boas-vindas, as primeiras aulas do grupo foram ministradas pelas professoras Kari Forneck e Rosiene Haetinger. 

Natural de Doutor Maurício Cardoso, município na Fronteira Noroeste do RS, e atualmente residente em Lajeado, o estudante Júnior Silveira foi um dos que iniciou a graduação na Univates ontem. O jovem de 27 anos aproveitou a oportunidade do Edital Professor do Amanhã para se qualificar ainda mais, pois já é formado em Pedagogia e possui especializações na área da Alfabetização e Psicopedagogia.  

“Me sinto muito feliz com essa oportunidade. Esse programa representa para mim a realização de uma conquista. Quero aprender muito sobre essa nova área. Minhas motivações são estudar, acreditar na Educação e, assim, poder ajudar as pessoas para, juntos, construirmos um mundo melhor”, explica o jovem. 

- publicidade -