Lajeado compra desencarcerador elétrico para o Corpo de Bombeiros

719
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, repassou um conjunto desencarcerador elétrico ao Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado. O aparelho foi adquirido pela Prefeitura por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcel van Hattem (Novo) e atenderá demandas dos 12 municípios atendidos pela corporação de Lajeado.

O equipamento, que custou R$ 130,8 mil, tem como função proporcionar segurança e assertividade na condução das etapas que envolvem o salvamento de pessoas em situações complexas, como, por exemplo, acidentes de trânsito.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, o novo aparelho chega para complementar e oferecer mais rapidez e segurança em ocorrências, principalmente acidentes com vítimas presas em ferragens.

– Realizamos todo o processo de compra do equipamento para qualificar ainda mais os atendimentos do Corpo de Bombeiros em casos de acidentes e remoção de pessoas. É um momento que necessita de rapidez e agilidade, e o equipamento contribui para isso – relata Locatelli.

O capitão Thalys Rian Stobbe, comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, explica que este desencarcerador é o que há de mais moderno para salvamentos veiculares.

– É importante que tenhamos equipamentos atualizados. A nossa região possui muitas rodovias, e esse fator contribui com riscos para acidentes, que necessitam desse equipamento para salvamentos mais complexos. A diferença entre a vida e a morte de uma pessoa pode ser de cinco minutos, e esse equipamento nos possibilita salvamentos com mais rapidez. Eu sempre ressalto que, se o equipamento ajudar a salvar a vida de uma pessoa, ele já se justifica – avalia o capitão.

A emenda foi solicitada pelo vereador Alex Schmitt (PP) para encaminhamento da Prefeitura de Lajeado via edital. Após aprovada pelo gabinete do deputado federal, a compra dos equipamentos foi encaminhada via Secretaria de Segurança Pública.

- publicidade -