Lajeado realiza atividades para celebrar a Semana da Água

1141
Crédito: Divulgação

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), realiza uma série de atividades, como campanhas educativas, ações com a comunidade, palestra, entre outras ações. A Semana Municipal da Água tem o mesmo tema da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) “A água nos une, o clima nos move”.

Na segunda-feira (18/3) ocorreu a instalação de painéis educativos sobre cuidados para preservação da água ao longo da avenida Senador Alberto Pasqualini, na altura dos bairros Americano e Centro.

Conforme a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, a Semana Municipal da Água busca trazer para a pauta a questão da preservação e manejo da água, com o tema “A água nos une, o clima nos move”, buscando chamar a atenção da comunidade.

“Vivemos em uma cidade que está muito ligada aos recursos hídricos, temos grande responsabilidade na sua preservação e também sofremos com as questões climáticas como enchentes e alagamentos. Então, as atividades propostas buscam estimular a população a conhecer os recursos hídricos perto de suas casas por meio da atividade Rio da Minha Rua, e também convidamos a população para conversar sobre soluções para alagamentos, por exemplo”, explica Edith.

Neste ano, a Sema convida a comunidade a apresentar ações e iniciativas em prol da conservação da água. Os interessados em realizar ações, sejam entes públicos ou privados, podem inscrever a atividade neste link.

A ação pode ser sobre:

– Conservação de recursos hídricos

– Educação ambiental

– Uso sustentável da água

– Inovações tecnológicas para o tratamento de água

– Projetos de reflorestamento de nascentes e áreas ciliares

– Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

– Queremos também estimular a ação de empresas, entidades, escolas e pessoas para a preservação da água. Por isso, queremos que todos participem e cadastrem sua ação em prol da conservação da água. Os participantes inscritos recebem uma certificação – detalha Edith.

Já no dia 6 de abril, às 15h, ocorre a palestra e troca de ideias “Soluções para o clima e enchentes locais: telhados verdes”, com a palestrante Catarina Feijó. Catarina é arquiteta e urbanista e atua contribuindo com o desenvolvimento de projetos de biodiversidade para diferentes estados do Brasil, vinculada à empresa Ecotelhado. A palestra ocorre no auditório do Jardim Botânico de Lajeado. As inscrições podem ser feitas neste link

Outras ações

– A ação permanente “Rio da Minha Rua” realiza a visitas aos arroios e rios nas proximidades das escolas com plantio de mudas. Os interessados em realizar a ação podem se inscrever pelo telefone (51) 3982-1099.

– Campanha conscientização digital “A água nos une, o clima nos move”, com publicações nas redes sociais da Sema (@sema.lajeado) e do Jardim Botânico de Lajeado (@jblajeado).  

- publicidade -