Projeto Slan Influencers é destaque no Salão de Extensão do Inovamundi 2023

Trabalho, desenvolvido no projeto de extensão Alter, permitiu a crianças e adolescentes estudarem o gênero TikTok por meio da criação de vídeos sobre saúde coletiva 

1105
Crédito: Divulgação

OProjeto Slan Influencers foi premiado como um dos destaques na área temática Educação no Salão de Extensão do Inovamundi 2023. O trabalho, desenvolvido no projeto de extensão Alter – Linguagem e Tecnologia Potencializando Redes Colaborativas de Aprendizagem da Universidade do Vale do Taquari – Univates, permitu às crianças e aos adolescentes atendidos pelo Centro Lenira Maria Müller Klein, de Lajeado, estudarem o gênero TikTok por meio da criação de vídeos sobre saúde coletiva. 

O trabalho, que ocorreu em parceria com a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), foi coordenado pela professora Maria Elisabete Bersch e contou com a participação das bolsistas Larissa Soares Kuhn, do curso de Medicina, e Mariana Vale de Brito, diplomada em Estética e Cosmética e estudante de Marketing

De acordo com Maria Elisabete, o projeto começou com a organização de oficinas para apresentar a proposta da ação, entender as especificidades da produção de conteúdo digital, explorar dicas e exercícios de gravação, discutir as diferenças entre maquiagem social e maquiagem artística e realizar experimentações com maquiagem artística. Somente após terem estudado esses conceitos básicos, as crianças e os adolescentes iniciaram o processo de roteirização e de gravação dos vídeos. 

A professora explica que, “por meio das produções audiovisuais, as crianças e os adolescentes puderam compartilhar a forma como compreendem temas que lhes interessam. Além disso, a atividade oportunizou o desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre as informações que são veiculadas em diferentes mídias, especialmente nas redes sociais.” Maria Elisabete acrescenta que, por ser dialógica, a relação entre a Univates e a Slan também traz benefícios para a comunidade acadêmica. 

“Para mim, é uma honra participar deste projeto de extensão” 

Larissa é uma das estudantes que vem testemunhando os impactos positivos do Alter em sua formação acadêmica. “As experiências, visões de mundo e conhecimentos adquiridas em cada ação desenvolvida faz meus olhos brilharem e aumentam ainda mais meu amor pela iniciativa. Para mim, é uma honra participar desse projeto de extensão”, comenta. 

A acadêmica de Medicina destaca que a participação no Projeto Slan Influencers lhe trouxe muitas reflexões. “Cresci com as crianças em cada uma das oficinas; conheci diferentes realidades e aprendi a lidar com elas. A experiência me fez sair da minha própria bolha e começar a pensar no tipo de profissional que quero ser no futuro”, afirma. 

“O reconhecimento do trabalho mostra que a equipe do Projeto Alter está no caminho certo. Juntos esperamos continuar percorrendo uma jornada acadêmica de múltiplos olhares para a sociedade, escutando os seres humanos, a fim de compreender todas as suas individualidades”, finaliza Larissa. 

Inovamundi 

Organizado pela Universidade Feevale, o Inovamundi é um programa que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na educação básica. 

O evento é composto pelo Seminário de Pós-Graduação (SPG), pela Feira de Iniciação Científica (FIC), pela Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) e pelo Salão de Extensão. Em 2023, um total de 168 trabalhos foram inscritos no Salão de Extensão do Inovamundi. 

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui