Banco da Família amplia atuação no Rio Grande do Sul

Instituição passa a ofertar crédito na cidade de Encantado e municípios do Vale do Taquari

816
Crédito: Divulgação

Uma das maiores instituições de microfinanças do país, o Banco da Família,que já atende 67 cidades do Rio Grande do Sul, está ampliando sua abrangência de atuação no estado. Desde segunda-feira, dia 18 de março, a instituição passa a ofertar crédito na cidade de Encantado e municípios vizinhos que fazem parte do Vale do Taquari. As operações vão acontecer em parceria com a RS Garanti, a primeira Oscip garantidora de crédito no Brasil, que atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul e apoia grandes projetos voltados ao empreendedorismo através da concessão de garantias. Essa parceria pretende aumentar o volume de negócios para este público em 37%.

O Banco da Família já comemora o crescimento no volume geral de negócios em 29% no Rio Grande do Sul e a expectativa agora é apoiar os microempreendedores individuais e pequenos negócios através da concessão de crédito facilitado para auxiliar no desenvolvimento da região do Vale do Taquari. A presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, destaca o impacto social das microfinanças para estímulo ao empreendedorismo. “O crédito para micro negócios é muito importante, porque ele promove o desenvolvimento por meio da geração de renda para as famílias. ” O diretor executivo da RS Garanti, Marcelo de Lima diz que, “A parceria da RS Garanti com o Banco da Família leva mais oportunidades aos empreendedores facilitando o acesso ao crédito e impulsionando os pequenos negócios, realmente um atendimento humanizado. ”

Esse movimento faz parte do projeto do Fórum Fortalece RS, um fórum estadual em defesa das Mei’s, micro e pequenas empresas para o desenvolvimento destes setores no Rio Grande do Sul. O projeto é focado em três pilares: crédito, gestão e a organização do mercado local, três frentes fundamentais para que os negócios dos pequenos empreendedores tenham sucesso. Segundo o coordenador do Fórum Fortalece RS, Mário Bruck, o fórum está organizando as frentes para auxiliar os empreendedores locais em todos os setores. “Na região de Encantado, o Fórum abriu um debate com os munícipios, universidades, Sebrae, o Banco da Família, a RS Garanti, associações comerciais e o Governo do estado para se unirem na construção do projeto e assim estruturar os outros pilares que são a gestão e a organização do mercado local. O Banco da Família e a RS Garanti estruturam o pilar do crédito e agora estão dando suporte na busca da estruturação desses outros dois pilares e formar um projeto completo. ” Complementa o coordenador do Fórum.

Também estão engajadas na mobilização do Fórum Fortalece RS as entidades: AMICRO POA (Associação de microempresas e empresas de pequeno porte), a FEMICRO RS (Federação das Microempresas e empresas de pequeno porte), FEPEME (Federação das associações de micro e pequenas empresas do estado do Rio Grande do Sul), a ABRASEL (Associação Brasileira de bares e restaurantes), a ICERTUS Tecnologia e o SEBRAE (Sala do Empreendedor).

Além de ampliar a atuação da área de cobertura no Rio Grande do Sul, o Banco da Família deve investir cerca de 20% de aumento na concessão de crédito para o setor da agricultura familiar do estado, 17% em energia solar e também aumentar os investimentos nos produtos voltados a moradia, saúde e saneamento. A instituição também trabalha na intensificação dos projetos sociais como Despertar, Educação Financeira e Sustentabilidade. “As microfinanças nasceram como uma ferramenta associada ao empreendedorismo. Mas hoje, avançamos em diversas frentes e podemos contribuir de forma cada vez mais efetiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.” Diz a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio.

SERVIÇO: Banco da Família amplia área de atuação no Rio Grande do Sul para a cidade de Encantado e municípios vizinhos.

COMO SOLICITAR O CRÉDITO: Através do site: bf.org.com.br ou Whatsapp: 0800 648 4444

- publicidade -