Univates tem a melhor graduação do Brasil entre as universidades não públicas

Indicadores de qualidade do ensino superior foram divulgados pelo Inep e cursos da Instituição também são destaque no país

613
Crédito: Divulgação/AI Univates

No ano em que celebra 55 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, a Universidade do Vale do Taquari – Univates é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor graduação do Brasil entre as universidades não públicas. Os indicadores de qualidade da educação superior no país foram divulgados na terça-feira, 2, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados apresentados compreendem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), e estão diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. A Univates manteve a nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC. Os indicadores estão disponíveis no site do Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior.

Evania Schneider, reitora da Univates, afirma que a conquista é reflexo da dedicação e do comprometimento dos estudantes, professores e técnico-administrativos que constroem a Instituição.

“Quero expressar minha gratidão a todos os que contribuíram para esses resultados, que são muito notáveis. Nossos indicadores de qualidade acadêmica são um retrato direto do excelente trabalho em equipe, dos investimentos em qualificação realizados e da busca contínua pela excelência acadêmica. É o trabalho de todos que dá sustentação à nossa reputação como uma instituição de ensino de alto nível”, destaca.

Cursos avaliados no ciclo
O indicador do CPC abrange a avaliação de 19 cursos de graduação da Univates: Administração, Administração – EAD, Ciências Contábeis, Ciências Contábeis – EAD, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Tecnologia em Comércio Exterior – EAD, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – EAD, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Financeira – EAD, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Logística – EAD, Tecnologia em Marketing – EAD, Tecnologia em Processos Gerenciais – EAD.

A maior parte dos cursos ofertados pela Univates alcançou um conceito de excelência em uma escala de 1 a 5. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Marketing – EAD conquistaram a nota máxima na avaliação do MEC.

Cursos em destaque

  • Tecnologia em Marketing – EAD: melhor curso do Brasil entre todas as instituições de Ensino
  • Tecnologia em Logística: melhor do Brasil entre as universidades públicas e não públicas
  • Administração: melhor do Brasil entre as universidades não públicas
  • Ciências Contábeis: 2º melhor do Brasil entre as universidades não públicas e o melhor curso do Rio Grande do Sul
  • Psicologia: 2º melhor curso do Brasil entre as universidades não públicas

Entenda os indicadores
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, no fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes, quando eram ingressantes na educação superior.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes no Enade; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) integra o conjunto de procedimentos e instrumentos que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação do último triênio e dos conceitos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Texto: Natalia Nissen/Univates

Imagens:
1) Imagem ilustrativa – Crédito: Antônio Luiz Marini Marchi – Univates
2) Evania Schneider, reitora da Univates – Crédito: Divulgação – Univates

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui