Estrela realiza“Dia E” de vacinação e horários especiais para comerciários e industriários

Governo de Estrela realizou primeiro Dia “E”strela de vacinação e projeta novas ações nos próximos dias   

188
Crédito: Divulgação/AI Estrela

 A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, ou Posto Central como é popularmente conhecida, recebeu no último sábado, dia 8 de junho, movimento acima da média. Entre os motivos, a realização do primeiro “Dia Estrela”, ou “Dia E” de vacinação contra a Gripe Influenza, agora não mais restrita aos Grupos Prioritários, e demais vacinas de rotina. A iniciativa para aumentar a cobertura vacinal do município contra a doença e atualizar a caderneta de diversas pessoas neste período pós-enchente teve resultado satisfatório e deve, como antes projetado pela Secretaria de Saúde, ser repetida nos próximos meses. Antes, já neste sábado (15/6) pela manhã, será realizada outra mobilização, esta exclusiva para comerciários e industriários, em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis). 

- publicidade -

O “Dia E” ocorreu dentro da Campanha Nacional de Vacinação e no embalo dos chamados “Dia D”, apesar de não se limitar à Gripe Influenza. Buscar a imunização contra a Covid-19, HPV e outras doenças, especialmente as infantis, também foi possível. Tanto que mais de cem pessoas realizaram a dose somente contra a Gripe Influenza, mas o número de pessoas atendidas ou operações foi bem maior, segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, Ana Carolina Pádua Lopes. “Muitos vieram para realizar a vacina contra a Influenza, mas também já fizeram outras. Familiares que acompanharam aproveitaram a presença para atualizar suas cadernetas de vacina. Tivemos muitos casos de crianças que agora estão com tudo em dia, e isso é relevante demais”, atesta. A proposta é realizar estes plantões ao menos uma vez por mês.

Empresas e indústrias

Ainda com o objetivo de normalizar a cobertura vacinal, prejudicada pelas recentes enchentes, outras ações estão programadas. No próximo sábado (15), em parceria com a Cacis, será realizado plantão exclusivo para a imunização de comerciários e industriários. O mesmo ocorrerá no mesmo local do “Dia E”: Posto Central, das 8h às 13h.

Ainda, está em execução um horário diário especial onde este mesmo público-alvo tem prioridade: das 12h às 13h, de segunda a sexta. Outra medida é a vacinação in loco. Caso uma empresa ou indústria tenha 30 ou mais interessados na imunização, uma lista (com os nomes completos, datas de nascimento e CPFs) pode ser enviada para [email protected]. A equipe de vacinadores entrará em contato para agendar uma visita à empresa para realizar pessoalmente a imunização.

Locais e horários

Tradicionalmente, após a enchente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:

# Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.

# Imigrantes: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.

# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.

Números

Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 5.526 vacinados, o que corresponde a 34,5% do público-alvo que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.

Em Estrela, mutirões foram realizados nos abrigos municipais nos últimos dias para compensar a falta de atenção da população a este serviço, bem como as dificuldades de acesso, sem restrição aos Grupos Prioritários. Ações especiais também foram realizadas em pontos estratégicos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui