Colinas inicia programa para reconstrução de vínculos

O Programa é uma iniciativa com previsão inicial de 12 meses, de junho de 2024 a junho de 2025. Abrangendo toda a comunidade colinense, incluindo ações intergeracionais que envolvem adultos e crianças.

172
Crédito: Divulgação

Na terça-feira, dia 25 de junho, foi realizado o encontro para a apresentação do Programa Integrações em Colinas. Psicólogas da saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), representantes das Secretarias de Educação e Saúde e agentes comunitários de saúde. 

O Programa Integrações tem como objetivo a reconstrução de vínculos em cinco níveis: com o eu, com o outro, com a comunidade, com os espaços e territórios e com a natureza. Este programa foi concebido para auxiliar na superação de eventos na superação de eventos traumáticos, como as enchentes que atingiram o município, promovendo a ressignificação das experiências vividas pelos moradores.

A coordenadora do projeto destacou a importância de trabalhar para criar perspectivas e vínculos positivos com a cidade e natureza.

Metodologia e Implementação

O Programa é uma iniciativa de presença contínua, com previsão inicial de 12 meses, de junho de 2024 a junho de 2025. Abrangendo toda a comunidade colinense, incluindo ações intergeracionais que envolvem adultos e crianças.

A metodologia inclui pesquisa-ação, aulas, oficinas, grupos de estudo, vivências e experiências corpóreas, além da execução de ações no cotidiano. Essas atividades são projetadas para pensar, sentir e agir de maneira que promova a saúde emocional e o bem-estar dos participantes.

Realização e Coordenação

O Programa Integrações é uma promoção do ComCrianças, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Colinas. A coordenação é de Heloisa Juncklaus Preis Moraes, doutora em Comunicação Social e docente da UniSul, e Juliana Tonin, comunicóloga e pesquisadora com Pós-Doutorado em Sociologia da Infância pela Paris V – Sorbonne.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui