Lajeado inicia replantio de plantas perdidas nas cheias

A primeira etapa foi realizada no parque Ney Santos Arruda. Foram replantadas 19 mudas de árvores e 230 flores.

118
Crédito: Divulgação / AI Lajeado

Nesta terça-feira (2/7), a Prefeitura de Lajeado, por meio das secretarias de Planejamento, Mobilidade e Urbanismo, e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, realizou a primeira etapa de replantio de árvores no parque Ney Santos Arruda após a enchente de maio. Foram replantadas 19 mudas de árvores e 230 flores pelo parque.

As mudas que foram plantadas são: timbaúvas, flamboyants, figueiras, extremosas, azaleias, araçás e angicas vermelhas. Conforme a engenheira florestal, Sabrina Wolf, as mudas escolhidas serão árvores de sombra, mais fortes e resistentes, além de adaptáveis ao solo mais encharcado.

“Observamos que a maioria das árvores de sombra foram levadas pelas cheias e, para retomar o parque, escolhemos árvores que dão sombra. São árvores nativas e que são resistentes e se adaptam ao ambiente em que o parque está inserido”, explica Sabrina.

Todas as árvores do parque foram afetadas pela enchente e, para não oferecer riscos a quem o frequenta, elas passarão por avaliação do estado da raiz. Conforme Sabrina, caso a raiz esteja comprometida, a árvore pode cair e oferecer riscos à população.

As 230 mudas de flores agapantos (agapanthus) estão sendo plantadas ao redor do círculo das águas. A segunda etapa de plantio será com árvores frutíferas, já em estado de produção.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui