Novo coordenador da Defesa Civil de Lajeado projeta estruturação de núcleos de proteção e melhorias na sede

O coordenador chega à Defesa Civil após a cheia histórica de maio com a missão de estruturação do projeto de Núcleos de Proteção e Defesa Civil

91
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, nomeou o tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya como novo coordenador da Defesa Civil do município. Maya já atuou como comandante do Corpo de Bombeiros, Chefe do Estado-Maior do Comando do Corpo de Bombeiros do RS e, em seu trabalho mais recente, foi comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT). Ele assumiu a nova função na segunda-feira, 1º/07.

O novo coordenador da Defesa Civil assumiu após Gilmar Queiroz, antigo coordenador, pedir para deixar a função no fim de junho. Maya acompanhou as formas de atuação da equipe durante a cheia de junho e aceitou o convite feito pela administração municipal.

O coordenador chega à Defesa Civil após a cheia histórica de maio com a missão de estruturação do projeto de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e de providenciar melhorias e ampliação da sede da Defesa Civil, que fica no Parque do Imigrante.

– O NUPDEC trata-se de núcleos da Defesa Civil com voluntários, em regra lideranças dos bairros, orientados e treinados pela Defesa Civil do município, para que as respostas em caso de situação adversa sejam mais eficientes e que as pessoas saibam como agir. Será uma estrutura para treinar e preparar melhor a comunidade, tornando mais eficiente a nossa comunicação com quem precisa de auxílio – explica Maya.

Para a nova função, Maya se diz motivado e disposto para o novo desafio na carreira.

– Conhecendo a equipe que já atua na Defesa Civil, eu tenho a convicção que temos um apoio qualificado para seguir melhorando a cada resposta nos eventos adversos. Quanto maior o desafio, maior a minha motivação – explica Maya.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, explica que a escolha de Maya para a função foi técnica pela experiência e trabalho na região.

– Conheço o trabalho do Maya há mais de 40 anos e sei que ele está motivado para dar sequência aos trabalhos na Defesa Civil. Ele teve quase toda sua vida dedicada ao trabalho junto ao Corpo de Bombeiros e é totalmente capaz de desempenhar essa função – avalia Locatelli.

Atuação no Vale do Taquari

Maya tem 56 anos, é natural de Cachoeira do Sul, mas chegou ao Vale do Taquari em 1990. Na época, atuou como comandante da guarnição dos Bombeiros. Em seu trabalho mais recente foi comandante do CRPO-VT, que responde pelos quartéis da Brigada Militar, até 2021, quando entrou para a reserva.

Trabalhos de destaque:

– Comandante dos Corpos de Bombeiros do Vale do Taquari;
– Comandante do 6° Comando Regional do Corpo de Bombeiros (Santa Cruz do Sul);
– Comandante do 4° Comando Regional de Bombeiros (Santa Maria);
– Chefe do Estado-Maior do Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul;
– Comandante do 22° Batalhão da Polícia Militar;
– Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui