Colégio Teutônia apresenta Programa de Educação Profissional e lança Plataforma de Carreiras

Empresas e entidades debateram oportunidades do mercado de trabalho regional durante o 2º Café com Educação.

865
Amanda Luisa Ahlert / Divulgação CT

O Colégio Teutônia realizou a 2ª edição do Café com Educação na terça-feira (29/10). O evento reuniu representantes de mais de 30 empresas e entidades de Teutônia e região para a apresentação do Programa de Educação Profissional do CT. A proposta considera as possibilidades de formação técnica para o mercado de trabalho, de parcerias para a captação de talentos e o Programa Aprendiz CT.

Na ocasião ainda houve o lançamento e apresentação da Plataforma de Carreiras do Colégio Teutônia e a palestra “O Vale do Taquari no cenário atual – demandas, possibilidades e oportunidades”, com o presidente da CIC Vale do Taquari, Ângelo Fontana.

“Antes de qualquer coisa, a motivação para promovermos esse evento é para tratarmos de pessoas, nossa razão de existir como instituição de ensino. O Estado e, especialmente o Vale do Taquari, vivem momento importante de retomada do crescimento após a catástrofe ambiental que enfrentamos. Para isso, mais do que nunca, precisamos de pessoas, principalmente, que entreguem mão de obra qualificada às empresas e instituições, contribuindo para o desenvolvimento regional e estadual. Ampliando nossas relações, podemos auxiliar nessa caminhada”, destacou o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske.

Formação técnica

O Programa Aprendiz está para além da cota legal, que determina às empresas de médio e grande porte destinar de 5% a 15% do seu quadro profissional para a contratação de aprendizes, jovens entre 14 e 24 anos. É uma oportunidade para que as empresas tenham no seu grupo jovens abertos à cultura da empresa, sem vícios, por meio de processo teórico e prático de evolução do aprendizado, construindo uma carreira e trazendo resultados, ao mesmo tempo em que a empresa molda e desenvolve os seus talentos.

Com duração de 18 a 24 meses, o CT oferece os cursos de Auxiliar de Escritório, Assistente Administrativo e Atendente de Supermercado. “O Colégio Teutônia tem a possibilidade de atender as necessidades de uma grande diversidade de empresas, com quem firmamos parcerias ao longo de 12 anos desse programa”, valorizou a professora e coordenadora do setor de Projetos do CT, Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Já o Centro de Treinamento do CT oportuniza diferentes possibilidades de cursos de qualificação desde 2007. Atualmente, são 12 cursos regulamentados. “Recebemos demandas das empresas para desenvolver outras possibilidades de formação, cursos personalizados, numa escola para além da educação formal”, elencou a coordenadora, citando ainda as possibilidades de consultorias e projetos técnicos num trabalho de capilaridade que atende todo RS.

O CT ainda oferece os cursos técnicos em Agropecuária, Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica. O coordenador Anderson Habekost falou sobre a infraestrutura e corpo docente para a formação técnica. “Contamos com professores qualificados e ativos no mercado de trabalho. A formação técnica do CT apresenta elevados índices de empregabilidade, cursos de referência para a região e reconhecidos pela sua qualidade. Também contamos com parcerias com empresas que oportunizam bolsas de estudos, estágios e a realização de visitas técnicas, experiências teóricas e práticas que enriquecem o aprendizado.”

Plataforma de Carreiras

Fechando a programação, foi lançada oficialmente a Plataforma de Carreiras do Colégio Teutônia. A ferramenta é mais uma estratégia de aproximação entre a instituição de ensino, os estudantes e o mercado de trabalho. A plataforma possibilita estreitar relacionamentos, aproximando estudantes, egressos e empresas. Permite a busca de currículos, a divulgação de vagas de emprego pelas próprias empresas e a disponibilização de profissionais qualificados, explicou o diretor Nüske.

- publicidade -