Expovale + Construmóbil 2024 terá palestras direcionadas à construção civil

669
Crédito: Carioca Fotografia / Arquivo / Divulgação

A Expovale + Construmóbil 2024 promoverá debates para o setor da construção civil. Em parceria com o Sinduscom Vale do Taquari, as feiras incluíram duas palestras que vão abordar normas e técnicas que impactam a prática e o desempenho do segmento, as quais serão realizadas no auditório do Parque do Imigrante.

A primeira delas ocorre no dia 13 de novembro, a partir das 16h30, e terá como tema as garantias nas Edificações/NBR 17.170. O assunto será explanado pelo engenheiro civil, mestre em Arquitetura, doutorando em Engenharia Civil, diretor de marketing da ALCONPAT Brasil (Associação Brasileira de Patologia das Construções) e integrante da COMAT da CBIC, Felipe Schneider. Ele discorrerá sobre a norma de garantias (NBR 17170), que define diretrizes técnicas para as garantias oferecidas em edificações, detalhando os critérios de responsabilidade do incorporador, construtor e prestador de serviços.

Serão discutidos aspectos jurídicos, as condições e prazos recomendados pela norma, bem como a relação das garantias e responsabilidades com as operações de uso e manutenção das edificações.

Já a segunda tem como título “Desmistificando a argamassa estabilizada” e será no dia 14 de novembro, a partir das 17h. A palestra será ministrada pelo engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia, Bernardo Tutikian. Professor e pesquisador da Unisinos com pós-doutorado e docente permanente do Programa de pós-graduação em Engenharia Civil e do Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo.

Tutikian é autor dos livros “Concreto autoadensável” e “Patologia das Estruturas de Concreto, Aço e Madeira” e falará ao público sobre usos, aplicações, argamassa para assentamento de alvenaria, de vedação estrutural, para revestimento interno e externo e para contrapiso. Ele ainda explicará a atualização da norma NBR 13281, cuidados e benefícios e as possibilidades de problemas em caso de mau uso do produto.

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição antecipada através do WhatsApp (51) 3748.4892. A reserva da vaga é gratuita, sendo necessário apenas acessar o Parque do Imigrante, que nestes dias não terá cobrança de ingresso até às 17h. Após esse horário, o valor é de R$ 15.

- publicidade -