Índice de abstenção do Enem cai para 26,6%

667
Crédito: Divulgação

O balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou uma queda no percentual de candidatos inscritos que não compareceram às provas de linguagens e ciências humanas, passando de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (3/11).

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) destacou que 94% dos estudantes que estão finalizando o ensino médio em escolas públicas se inscreveram para o Enem este ano, em comparação a 58% em 2023. Em 14 estados, a adesão foi total, enquanto no Nordeste, o Maranhão foi o único estado a ficar abaixo desse índice, com 83%.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências logísticas, como emergências médicas e interrupções de energia elétrica. Cerca de 4.999 candidatos foram eliminados por diversas infrações, como deixar o local da prova com o caderno de questões antes do tempo permitido, portar dispositivos eletrônicos ou não seguir as orientações dos fiscais.

- publicidade -