O campeão regional da Olimpíada do Jovem Empreendedor, Jean Pietro Sulzbach Müller, viveu a experiência de conhecer o Google em São Paulo nessa quinta-feira (8/5). O estudante de Colinas venceu a etapa regional em 2024, durante o evento Manager Day, na Univates.
A viagem foi resultado da sua dedicação na Olimpíada, na qual apresentou o projeto “Frischtrinke”, um refrigerante natural criado por ele ao longo das aulas do Projeto Jovem Empreendedor. Disputou a competição com mais de 30 projetos de sete diferentes cidades do Vale do Taquari.
Jean viajou a São Paulo com as despesas pagas e teve a oportunidade de apresentar seu projeto para líderes de diversas regiões ao lado do CEO do Instituto Manager, Anderson Detogni. Além disso, a visitação aos ambientes do Google propiciou conhecer a cultura da empresa e ampliar sua visão empreendedora.

Além de Jean, também foi contemplada a estudante de Marau, Juliane Vitória Rodrigues, que venceu a etapa estadual na Universidade de Passo Fundo.

Encantado, Jean descreveu a oportunidade como “incrível, lindo, tecnológico, nunca vou esquecer esta experiência na minha vida”. Jean contou que é um ambiente totalmente diferente de uma empresa convencional. “É praticamente uma cidade dentro de um prédio”, explicou.
A professora que ministrou as aulas para as turmas de Colinas, Gisele Maria Klein Diedrich, destaca que Jean é um aluno extremamente inteligente, honesto e dedicado. Recorda que, ao iniciar o projeto, apesar de estudioso, ele não confiava muito no seu potencial de ir além. Esta consciência foi crescendo ao longo do ano e coroada no dia da conquista do prêmio. “Ele aumentou sua autoconfiança, e tenho certeza que esta experiência vai mudar muito a vida dele. Sinto-me orgulhosa da caminhada dele”, resumiu.
Luciana Brune, diretora da Unidade do Instituto Manager Vale do Taquari, afirma que foi uma alegria poder proporcionar esta experiência a mais um estudante da região. No ano anterior, uma aluna de Imigrante foi a contemplada. “A trajetória do Jean pode inspirar muitos outros estudantes, além de materializar os resultados que o programa gera. Muito além de preparar para empreender, o projeto oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver competências hoje essenciais para uma carreira de sucesso”, explica.
Neste ano, várias cidades do Vale já estão com as aulas em andamento e a etapa regional da competição tem previsão de ocorrer em novembro. O projeto é desenvolvido nas séries finais do ensino fundamental ou ensino médio, oferecido por meio de parceria com as prefeituras municipais.