Imigrante mobilizado pelas categorias de base

Confrontos ocorrem nos campos do Ecas, Riograndense e Avante.

O município de Imigrante volta a respirar futebol de base neste fim de semana com a realização da 4ª Taça Imigrante. A competição movimenta a cidade desde essa sexta-feira até amanhã (8 a 10/5) e reúne jovens atletas em programação voltada à integração, formação esportiva e ao espírito de equipe.

A edição deste ano terá disputas nas categorias 2014, 2016 e 2017, em jogos distribuídos pelos campos do Avante, Ecas e Riograndense. Doze equipes estão confirmadas, entre elas Centro Esportivo Imigrante, São José, Juventude, Escola de Futebol Grêmio Campo Bom, Estrelas do Futuro, Pegasus, UJC, 1992 Club e Juventus, além de outras representações da região.

Na categoria 2014, os confrontos ocorrem no formato de Futebol 11, enquanto as categorias 2016 e 2017 serão disputadas no Futebol 8. Com rodadas nessa sexta e sábado, a programação deixa o domingo reservado para semifinais e finais.

A competição chega fortalecida após o sucesso da edição de 2025, quando cerca de 500 atletas participaram do torneio. Na ocasião, a Taça reuniu 24 equipes e registrou grande presença de público, especialmente nas fases decisivas, o que consolida o evento como uma das principais competições regionais voltadas ao futebol de base.

No ano passado, a organização destacou o envolvimento das comunidades e das famílias, além da estrutura montada nos campos do município para receber partidas simultâneas.

A competição também recebeu elogios pela organização e pela proposta de incentivar o esporte desde as categorias iniciais.

O secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, já havia ressaltado em edições anteriores a importância do investimento contínuo nas categorias de base.

Segundo ele, a Taça representa não apenas competição, mas também integração, saúde e oportunidade para jovens talentos.

A expectativa para este ano é repetir o ambiente de confraternização e incentivo ao esporte que marcou as edições recentes. Além dos jogos, o torneio movimenta a cidade e reforça o futebol de base como ferramenta de desenvolvimento social e esportivo.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Rudibar transforma união, planejamento e identidade em mais um título

O término dos 90 minutos no Estádio dos Eucaliptos confirmou aquilo que era construído desde muito antes da bola rolar no Campeonato Municipal de...

Grêmio retorna aos trabalhos e tem amistoso no sábado

O Grêmio voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (22/6) após a folga concedida ao elenco e abriu mais uma semana de preparação no CT Luiz...

Internacional retorna aos treinamentos

O Internacional se reapresentou na manhã da segunda-feira (22/6), no CT Parque Gigante, em Porto Alegre, e deu início ao período de intertemporada. No primeiro...

Lajeadense se reapresenta para a temporada de 2026

O Clube Esportivo Lajeadense deu início à reapresentação do elenco para a temporada 2026 na segunda-feira (22/6). Neste primeiro momento, a programação é voltada à...