
O Pro_Move Lajeado ganhou na noite de terça-feira (8/3), um reconhecimento nacional: o Prêmio Nacional de Inovação, iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
O projeto lajeadense, que reúne poder público, universidade, entidades empresariais e comunidade por meio da quádrupla hélice, foi vencedor da categoria “Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento” na 7ª edição do prêmio.
A iniciativa atua em ações voltadas à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora. De acordo com o prefeito Marcelo Caumo, a ideia inicia era conquistar reconhecimento no Rio Grande do Sul, mas conseguiram alcançar muito mais.
“Este prêmio é a consolidação da nossa primeira caminhada e serve de impulso para buscarmos o reconhecimento nacional. Lajeado, com sua universidade, com seu hospital de referência, com seus empreendedores, com todas as equipes do Sistema S, está de portas abertas para receber as experimentações e inovar em tecnologia e ação social”, destaca.
Conforme o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, em 2017, quando um grupo de lideranças de Lajeado foi chamado para planejar o que hoje é o Pro_Move, não era possível imaginar que o movimento chegaria tão longe de forma tão rápida.
Reforça que o grande objetivo é transformar o município em uma cidade inovadora, com qualidade de vida, e ampliar conhecimento. “Nos últimos três anos, desde o lançamento do Pro_Move Lajeado, temos dado importantes passos para isso, como a criação da Agência de Inovação de Lajeado, a Agil, e esta premiação vem para reconhecer essa trajetória”, disse Lazzari.
O evento foi realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo. Representando o Pro_Move, participaram da cerimônia o prefeito Marcelo Caumo, o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, e a secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp. A entrega do troféu foi feita pelo vice-presidente da CNI, Paulo Afonso Ferreira, e pelo diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick.
O Prêmio Nacional de Inovação teve mais de 11.300 inscrições e 220 projetos selecionados, dos quais 74 foram finalistas. Na categoria Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento, o Pro_Move competia inicialmente com 15 movimentos em desenvolvimento de diferentes regiões do país.
Na grande final, participaram o “Ecossistema de Inovação da Grande Natal” (Natal-RN, ação da Federação das Indústrias local por meio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação); e o “Macaé: Cidade do Petróleo, do grupo Conhecimento e da Inovação” (Macaé-RJ).
Sobre o Pro_Move Lajeado
Apresentado formalmente à comunidade em evento no dia 28/03/2019, o Pro_Move Lajeado é resultado de conversas iniciadas ainda em 2017 reunindo Univates, Acil, Prefeitura e comunidade, formando as quatro hélices da inovação (universidade, academia, empresariado e sociedade).
A partir de um diagnóstico realizado pela consultoria Certi, em 2019, conta hoje com quatro grupos de trabalho, formados por voluntários, nas áreas consideradas uma vocação da cidade para buscar o desenvolvimento: 1) Alimentos; 2) Saúde; 3) Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia de Automação; e 4) Varejo.
Estas equipes se reúnem, desde 2019, para discutir caminhos de desenvolvimento e buscar implementar ações e projetos que possam engajar empresas, estudantes e comunidade, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Em 2021, foi implantada a gestão centralizada na Agência de Desenvolvimento de Lajeado (AGIL), responsável pela governança e por articular os projetos e planos de ação, e um Conselho de Administração formalizado para acompanhar o desenvolvimento do trabalho.