Na manhã de domingo (24/4), ocorreu o encontro e passeio de ciclistas nas ruas asfaltadas, paralelepípedos e estradas de chão em Estrela. Trechos em bairros, rodovias, localidades e mesmo por meio de propriedades rurais foram os diferentes cenários do 6º MTB Riders Estrela.
A promoção conjunta do Grupo Riders de ciclismo e Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Setcel), reuniu mais de 300 ciclistas de todo o Rio Grande do Sul no cumprimento das duas distâncias propostas – 45 km e 60 km.
O tempo colaborou e a presença dos inscritos foi de grande porcentagem. Estiveram presentes participantes de 52 cidades do Brasil, sendo de Ilhabela-SP o mais distante registrado.
Pela manhã os participantes degustaram de um café da manhã oferecido pela organização que serviu de base para o desgaste que seria exigido no cumprimento das distâncias. Além de ser o primeiro momento de confraternização, um dos focos do encontro.
Percurso
Os dois percursos passaram por pontos turísticos da cidade Estrela e também do interior do município, como ainda de Bom Retiro do Sul. O trajeto misto, que contou com trechos asfaltados, terra batida e outros, foi permitido e realizado em duas distâncias propostas: Médio, de 45 km com 500 metros de altimetria; e o Elite, de 60 km com 800 metros de altimetria.
O trajeto estava sinalizado e contava com carro de apoio com mecânico, pontos estratégicos de hidratação, com frutas e água. Para ambos os percursos os ciclistas largaram juntos, mas no decorrer foram permitidos pontos de fuga e retorno para encurtá-los caso necessário.
Confraternização
Outro momento de confraternização proposto foi o almoço coletivo entre os participantes. Aos componentes foram entregues ainda medalha de participação e a chamada “placa bike” de orientação. Daniel Mossmann participou, junto com dois amigos de Montenegro, pela primeira vez do evento. “Foi pela primeira vez que participamos aqui e, do que vivenciamos, nos faz garantir que vamos voltar para o próximo encontro”, afirma.
Os organizadores apontam que a proposta de confraternização entre os amantes de uma modalidade em franco crescimento e da prática esportiva foi mais uma vez alcançada. “O MTB Riders é mais do que um pedal, é um verdadeiro encontro de amigos com o intuito único e exclusivo de promover a prática do ciclismo. O feedback positivo dos participantes nos mostram que estamos alcançando nossos objetivos”, avalia Frederico Sehn, integrante do MTB Riders e um dos organizadores do evento.