Conselho Tutelar de Lajeado promove programação de conscientização em escolas

540
Cédito: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

O Conselho Tutelar de Lajeado realiza atividades sobre a conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas. A programação, que iniciou no mês de maio, tem calendário aberto para o restante do ano.

O objetivo é tratar sobre o tema com o maior número de estudantes e abranger todas as idades. Nove escolas já foram visitadas durante o Maio Laranja, mês da conscientização sobre prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na manhã desta terça-feira (31/5), a atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre. Alunos de 5 a 11 anos participaram da atividade em duas sessões. Nesta atividade, os Conselheiros conversam com os alunos sobre abuso sexual e apresentam o “semáforo do corpo”, com indicações de onde pode ou não ser tocado.

Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar de Lajeado, Rejane Teresinha Junqueira, é comum que o abuso aconteça dentro de casa, por uma pessoa da rede de convívio, por isso o alerta nesta idade é de extrema importância.

Ela comenta que a conversa com os alunos foi lúcida, e a anormalidade em que o abuso sexual deve ser tratado foi reforçada, bem como a necessidade de denúncia. As perguntas dos alunos foram respondidas e eles foram instigados a participem da atividade e debater sobre o tema.

As escolas visitadas durante o mês de maio foram EMEF Fernandes Vieira, SLAN – Centro, SLAN – Santo Antônio, SLAN – Lar da Menina, EMEF Dom Pedro I, EMEF Francisco Oscar Karnal, Colégio Madre Bárbara e Campestre. 

A programação segue nesta quinta-feira, 09/06, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado. A agenda de visitas segue aberta até o fim do ano para atividades do Conselho Tutelar em escolas. Os interessados podem agendar pelo telefone (51) 3982-1098.

Maio Laranja no município
Durante os dias 23 e 26 de maio, cerca de 3 mil estudantes das EMEFs do município participaram do espetáculo “Pipo e Fifi”, que aborda temas como prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, no Teatro Univates.

Na quarta-feira (25/5), professoras e alunas da Slan – Lar da Menina, do bairro Conservas, entregaram flores confeccionadas na escola pelas ruas do bairro. O objetivo foi a divulgação do “Disque 100”, canal de serviço e disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

No dia 12 de maio, ocorreu o 4º Encontro Troca de Experiências entre Conselhos Tutelares, para integrar Conselheiros da Comarca de Lajeado e estabelecerem padrões de atendimento em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

- publicidade -