Em sessão solene realizada nessa terça-feira (19/7), o Poder Legislativo de Lajeado entregou o título de Cidadão Lajeadense ao empresário e diretor do Grupo Zagonel, Jozé Zagonel. A cerimônia marcada por homenagens e reconhecimento à trajetória do líder empresarial e comunitário lotou a Câmara de Vereadores, que no mesmo ato também concedeu os títulos honoríficos à ex-prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso e ao também empresário Rogério Kappler. Familiares, colaboradores e amigos de Zagonel prestigiaram a sessão solene, a qual coroou e reconheceu o seu legado no município.
“Uma pessoa que é exemplo”, resumiu o autor do projeto de lei que concedeu a homenagem, Carlos Eduardo Ranzi. “Seu Zé prova para nós todos que o sucesso não se faz sozinho, mas junto com outras pessoas, compartilhando tudo aquilo que se ganhou”, complementou. Ranzi enalteceu a caminhada do empresário e afirmou que é o conjunto delas que o torna especial. “Você é digno deste quórum qualificado de prestígio e tantas presenças. Muito obrigado por tudo”, exclamou.
Emocionado, José Zagonel fez um discurso de agradecimento e resgatou suas origens. Nascido em 1º de dezembro de 1951, em Marques de Souza, citou a infância na roça com os pais, os estudos, o primeiro emprego, as adversidades e os desafios vencidos até constituir a sua própria empresa, em 1977. Pai de 5 filhos e avô de 7 netos, Zagonel está à frente hoje de cinco empresas e tem orgulho de fazer parte ou já ter contribuído com mais de 20 entidades, com destaque para a área da construção civil, onde é uma das maiores referências, e junto ao Lions Florestal, já tendo inclusive atuado como assessor por vários anos do Distrito Múltiplo LD – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A solidariedade faz parte do seu jeito de ser. Com doações que extrapolam as fronteiras locais, destinou três mil dólares para a vacinação contra o sarampo de crianças na África, ajudou financeiramente refugiados da Guerra na Ucrânia e patrocinou junto com a Sicredi Integração RS/MG a campanha Compartilhando a Dádiva da Visão, com teste de acuidade visual para 21 mil estudantes em 11 municípios. É contribuinte permanente de instituições como Slan e Fundef, ajuda lares de idosos e hospitais. “Na sua simplicidade e humildade, meus pais me ensinaram valores fundamentais que levo comigo: respeitar as pessoas, trabalhar duro sem esmorecer e ser simples, solidário e econômico. São valores que passei para os meus filhos”, orgulha-se.
Zagonel agradeceu a Ranzi e aos vereadores Sérgio Rambo, Sérgio Kniphoff e Neca Dalmoro, que na ocasião assinaram junto a petição de Cidadão Lajeadense, e salientou a prática dos propósitos do Leonismo: “Incentivar as pessoas bem intencionados a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares”.
Trajetória social e empresarial
Diretor de 5 empresas;
Líder estudantil no Castelinho;
Tesoureiro do Centro Acadêmico;
Membro do Diretório Estadual de estudantes por 4 anos;
Membro da diretoria do Melinho por mais de 10 anos;
Diretor da ACIL na área da Construção Civil por 6 anos;
Vice-presidente do Sinduscon-VT por 4 anos;
Presidente do Sinduscon-VT por 4 anos;
Membro do COTECON, junto a FIERGS por 6 anos;
Atualmente é diretor de FIERGS;
Presidente do Lajeadense;
Presidente do Conselho do SENAI por 12 anos;
Presidente do Conselho do SESI por 15 anos;
Membro da Comissão da Expovale em 6 edições;
Presidente da Expovale;
Membro da comissão da Construmóbil em 4 edições;
Integrante do LIONS Florestal por 42 anos;
Presidente do LIONS Florestal por 2 mandatos;
Tesoureiro do LIONS Florestal por 1 mandato;
Governador do Distrito LD-2, composto por 39 municípios;
Assessor por vários anos e várias funções do Distrito Múltiplo LD – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Doações
Doação de U$ 3.000,00 (três mil dolares), que possibilitaram a vacinação contra o sarampo de mais de 3.000 crianças na África;
Doação de 850m² de porcelanato ao Pronto Socorro de Lajeado;
Doação de 150m² de porcelanato ao Hospital de Santa Cruz do Sul;
Doação de oxímetros ao Hospital Ana Nery de Santa Cruz do Sul;
Doação de camas hospitalares e ressuscitadores para o hospital de Gramado;
Doador e Coordenador da Campanha de construção do pergolado, pátio e jardim de inverno na Vovolar;
Contribuinte da SLAN a mais de 20 anos;
Contribuinte da FUNDEF a mais de 20 anos;
Doação de 20 edredons a famílias de Marata por ocasião do tufão;
Doação para os refugiados da Guerra na Ucrânia;
Doação de materiais de construção para a paróquia Santa Inácio de Loyola;
Doação para a associação Ipê Amarelo;
Patrocinador junto com a Coop. Sicredi na campanha COMPARTILHANDO A DÁDIVA DA VISÃO, com teste de acuidade visual para 21.000 estudantes em 11 municípios.