O Projeto Mil Dias, de Colinas, promoveu no dia 6 de agosto o Dia Dourado. O evento é uma alusão ao mês de agosto que incentiva e celebra o aleitamento materno.
O evento reuniu diversas famílias na Emei Pequeno Mundo, que puderam participar de atividades direcionadas a crianças de 4 meses a 6 anos.
Foram realizadas gincana de afetos, oficina de contação de histórias, roda de conversa sobre paternidade e maternidade, pintura de cabelo e rosto e sala mágica.
O objetivo de ações como esta é promover um momento entre pais e filhos, estreitando e fortalecendo o vínculo afetivo.
O Dia Dourado coincidiu com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que trouxe como tema “Fortalecer a amamentação – educando e apoiando”. Por isso, paralelo as atividades aconteceu a exposição fotográfica “Amor que vem do peito”, idealizada pelo Projeto Mil Dias.
O ensaio, realizado pela primeira vez em 2019, contou neste ano com a participação de 10 mamães que foram clicadas amamentado seus filhos pela fotógrafa Angélica Pott. O cenário escolhido para as fotos foi o Lavandário Paraíso, na Linha Leopoldina, interior de Colinas.
“Através destas fotos pude eternizar essa ligação entre mãe e filho que é gratificante, desafiadora e única na minha vida”, diz Patrícia Knobloch, mãe de Enzo de 1 ano e 9 meses. Para ela, projetos como este são importantíssimos pois ressaltam a importância da amamentação. “Sabemos dos benefícios do aleitamento materno para o bebê, no entanto, ele tem seus desafios. Nesse momento poder contar com apoio e orientação faz toda a diferença.”
Os quadros agora seguirão expostos na Unidade de Saúde do município por tempo indefinido e após isto serão entregues as mamães.