STJ determina que cálculo do ITBI é sobre valor declarado do imóvel

Medida impacta de forma direta no contribuinte que precisa pagar o tributo aos cofres municipais; decisão pode gerar um recálculo em valores pagos nos últimos cinco anos

A partir de um entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o preço do imóvel – que varia entre 2 e 5% – agora é declarado pelas partes da negociação, alterando assim a base de cálculo sobre o valor do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago na transferência de um imóvel.

Antes da decisão, alguns municípios – destino do imposto – utilizavam como base de cálculo outro imposto, o Predial e Territorial Urbano (IPTU), que pode divergir do valor declarado, gerando um custo a mais para o cidadão.

Segundo a advogada Anna Claudia Görgen, integrante da equipe Garcez de Souza Advogados Associados, durante muitos anos foi debatido nos tribunais qual seria a base de cálculo do imposto: o valor venal utilizado para cálculo do IPTU, o valor de referência atribuído pelos Municípios para cálculo do ITBI ou o preço da transação indicado pelas partes. “Na prática, é comum que a municipalidade atribua, de forma unilateral, valor superior ao preço indicado pelas partes, de modo que o ITBI seja calculado sobre uma base de cálculo maior que o próprio valor do negócio”, pontua.

Anna Claudia Görgen

Anna discorre sobre entendimento e decisão do Supremo. “No entendimento foi declarado que, o IPTU sequer pode ser utilizado como piso para a tributação. Prevalece o entendimento de que o valor da transação declarado pelo contribuinte tem presunção de ser condizente com aquele praticado pelo mercado. Esta presunção só pode ser afastada mediante a instauração de procedimento administrativo próprio pelo município”, descreve.

Segundo a especialista, a partir do que decidiu o STJ, a decisão precisa ser aplicada obrigatoriamente às ações existentes que abordem sobre o tema pagamento de ITBI. “Esta decisão também abre margem para os contribuintes que, nos últimos cinco anos, recolheram este imposto, calculado com valor superior ao declarado na operação, possam pedir a devolução desses valores na justiça. Nesse caso, é essencial comprovar que o valor indicado à transação imobiliária era semelhante ao valor de mercado do bem imóvel”, recomenda a advogada.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Santo Antônio, em Lajeado

Um homem de 20 anos foi preso por tráfico de drogas na noite de sexta-feira (9/10), no bairro Santo Antônio, em Lajeado. Conforme a Brigada...

Homem é encontrado morto em bar no bairro Cristo Rei, em Estrela

Carlos César Martins Ritta, de 69 anos, conhecido como Pastor, foi encontrado morto na madrugada deste sábado (10/10), em um bar localizado na Rua...

Homem é preso por embriaguez ao volante após trafegar na contramão em Arroio do Meio

Um homem de 58 anos foi preso por embriaguez ao volante na madrugada deste sábado (10/10), em Arroio do Meio. Ele foi flagrado conduzindo...

Feira do Livro de Imigrante ocorre de 15 a 17 de outubro

Imigrante realiza, entre os dias 15 e 17 de outubro, a Feira do Livro 2026, com três dias de atividades voltadas à literatura, à...