Segundo módulo do Fórum da Acil mostra características da empresa familiar

377
Mais de 50 empresários participam do Fórum na Acil / Crédito: Lucas Santos / Divulgação

O segundo encontro do Fórum de Governança em Empresas Familiares promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Capítulo RS, aconteceu na manhã desta sexta-feira (21/10). O tema “Principais Características da Empresa Familiar” foi abordado pelo sócio-diretor da Solved Consultoria, Rafael Homem de Carvalho.

Na abertura da programação, a integrante da coordenação do IBGC-RS Clarice Martins Costa falou sobre a adesão das empresas na programação de Lajeado. “Essa parceria entre a Acil, entidade centenária, e o IBGC tem o intuito de auxiliar as empresas familiares a prosperar. Fico feliz em ver mais de uma geração participando dessa programação”, destacou ao perceber que, no grupo, existem membros de segunda e terceira geração de empreendedores.

Em sua exposição, Carvalho falou sobre a força que dos propósitos e valores familiares para a condução dos negócios. “Ter propósitos e valores bem alinhados é importante para dar sentido as nossas empresas. A família deve entender que a forma de comunicação e a compreensão das reais necessidades empresariais é que vão delinear o legado da empresa”, pontuou.

De acordo com o palestrante, o propósito é um composto da missão e da visão empresarial. As famílias empreendedoras devem definir a estratégia para construir e consolidar o equilíbrio entre relações familiares saudáveis com eficiência empresarial. “É preciso entender de que nem todos os membros da família podem ter vocação para estar atuando dentro das empresas, mas nem por isso eles deixam de fazer parte do quadro societário”, salientou.

Para Carvalho, a confiança, o respeito, o compromisso e o envolvimento com os negócios são algumas das características que auxiliam na longevidade das empresas familiares. “Quando todos esses valores estão alinhados entre os sócios, a empresa consegue ser mais transparente e funcional”, ressalta.

Encontros
A programação do fórum ocorre sempre em café da manhã no salão de eventos da Acil. Após exposição dos palestrantes, o grupo com mais de 50 empreendedores é dividido para realizar exercícios de aplicação prática do conhecimento assimilado. A atividade desta sexta-feira foi orientada pelos facilitadores Sérgio Fleck, Camile Bertolini Di Giglio, Jaime Drebes e Fernando Röhsig.

O fórum terá mais dois encontros para os participantes inscritos. O próximo será no dia 25 de novembro e terá como tema “Os desafios da empresa familiar”. Já o encerramento será no dia 9 de dezembro, com a exposição “A governança familiar e suas estruturas”.

Realização
O Fórum de Governança em Empresas Familiares é realização da Acil em parceria com o IBGC – Capítulo RS. A programação tem o apoio de Nesello & Daiello Advogados, Sicoob Meridional e Vida Card Cartão de Saúde.

- publicidade -