Gomes Freire: há 4 anos consecutivos em finais dos Jergs

690
Equipe Juvenil do Gomes Freire, vice-campeã dos Jergs 2022

A Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade já chegou em quatro finais consecutivas na modalidade voleibol dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Um grande marco para a escola e também para o município de Teutônia. A conquista mais recente aconteceu há algumas semanas, quando a categoria Juvenil sagrou-se vice-campeã.

Os jogos foram disputados em Sarandi. O elenco esteve invicto durante toda a fase classificatória e mata-mata por 2 sets a 0, apenas foi superado na final, disputada contra o Nova Petrópolis.

Para chegar nas finais, é preciso passar por três etapas: CRE, Regional e Estadual. Até chegar nesta etapa, a escola eliminou 15 times.

A treinadora Sabrina Müller, que esteve em todas as conquistas, destaca que a última final foi diferente por conta da recente pandemia de covid-19. “Muitos times estavam parados. Em todos os jogos, elas tiveram uma grande vantagem no placar. A final foi contra o Nova Petrópolis, que também tem um clube de vôlei. Eram meninas de alto nível também, estávamos ansiosas e nervosas, mas estamos felizes com o título. Somos o segundo melhor do Estado. Queremos que Teutônia se torne a cidade do voleibol e o Gomes é um celeiro de atletas por conta que muitas meninas treinam em paralelo”, avalia.

A sequência

Foi em 2017, na cidade de Xangrilá, a primeira final da escola teutoniense. O desempenho foi tão bom, que as meninas trouxeram o primeiro título na categoria Infantil à cidade que Canta e Canta.

No ano seguinte, em 2018, os esforços fizeram com que a categoria chegasse novamente a uma final, que foi disputada em Crissiumal. Mas naquele ano, a escola ficou com o vice-campeonato.

O ano de 2019, que antecedeu a pandemia, resultou em dois títulos para o Gomes Freire: Campeão Infantil e Juvenil. Os jogos foram disputados em Erechim.

A estudante e atleta, Amabille Biondo, esteve em todos os elencos que chegaram nas finais da competição estudantil. “Muito gratificante poder ter feito parte de tudo isso, esses momentos que passamos juntas, viajando, jogando, com certeza vão ficar marcados, não só no meu coração, mas também na minha trajetória”, destaca.

A jovem começou a participar dos Jergs com 12 anos, hoje está com 17 anos e o vice-campeonato marcou, pois foi sua última participação. “Foram 4 anos de muito aprendizado, tanto dentro quanto fora de quadra. Um agradecimento especial à professora ‘Bina’, que esteve comigo todo esse tempo, dando suporte, mas também a todas as meninas que pude criar laços e dividir espaço em quadra. Tenho certeza que, agora, outras meninas poderão e continuarão brilhando dentro de quadra em nome da nossa escola”, ressalta Amabille.

Natália Schaffer, ex-aluna da escola e estudante de enfermagem da Univates, participou 3 anos seguidos dos Jergs. “Sou apaixonada por esportes, principalmente o vôlei. Tive a oportunidade de representar a minha escola por 3 anos seguidos nos Jergs. É uma oportunidade única e que nunca esquecerei. Ter a experiência de ficar fora alguns dias, conviver com outras escolas, em uma cidade diferente, é incrível. Eu amo competir e sempre digo o quão importante é praticar isso em nossas vidas. O quão importante é o esporte para nossas crianças e adolescentes. Tudo que sou hoje devo ao esporte, sem contar nas amizades que foram construídas e que permanecem até hoje. Devo muito a Escolinha Juventus, que teve papel principal na minha trajetória”, salienta.

- publicidade -