Laboratório Aprendizagem da Univates comemora 10 anos

O Uniapren tem como principais objetivos auxiliar os estudantes da Univates a minimizar suas dificuldades e/ou dúvidas de aprendizagem

338
Uniapren Crédito: AI

O Laboratório Aprendizagem (Uniapren) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) completa 10 anos no sábado (1º/4). Para marcar a data, o Laboratório realiza algumas ações no campus da universidade. Entre as atividades a serem realizadas está a oficina “Estilos de Aprendizagem: você sabe identificar o seu?”, que acontece em dois momentos: na quarta-feira (29/3) das 14h às 15h.

Uniapren 

O Uniapren tem como principais objetivos auxiliar os estudantes da Univates a minimizar suas dificuldades e/ou dúvidas de aprendizagem; criar, obter, explorar e armazenar recursos a serem disponibilizados aos estudantes para que realizem, de forma autônoma, seus estudos; adaptar materiais para estudantes com deficiência e/ou instruí-los a respeito de alguma dúvida, garantindo acessibilidade metodológica aos discentes. 

Monitorias

O Uniapren oferece monitorias, organizadas pelo Núcleo de Apoio à Pedagógico (NAP), as quais têm por finalidade apoiar os estudantes da Instituição que encontram dificuldades no decorrer de algum componente curricular a aprofundar conhecimentos nas áreas de Computação e Informática, Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Apenas em 2020, nesta modalidade, foram oferecidas 741 horas de monitorias, para 105 diferentes estudantes. 

Estudo orientado 

O Laboratório de Aprendizagem também trabalha com a modalidade de estudo orientado, em que os monitores ficam disponíveis para auxiliar estudantes que se organizam para estudar na sala do Uniapren. O estudo orientado tem como objetivos apoiar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em alguma área do conhecimento, ampliando estratégias para garantir o acesso de todos ao currículo; promover o desenvolvimento de habilidades de estudo e de autonomia, incentivando a corresponsabilidade dos estudantes com o estudo; e oportunizar aos acadêmicos a ampliação de seus conhecimentos ao desenvolverem hábitos de estudo em grupo. Em 2020 houve oito encontros com estudos orientados. 

O site do Uniapren disponibiliza ambientes virtuais de apoio ao estudante. Dentre eles, estiveram disponíveis em 2020 os seguintes ambientes: Enade, Proficiências (Simulado) e Ambiente de autoestudo. Ainda em 2020 foi realizada a manutenção do ambiente virtual de apoio ao estudo intitulado “ENADE – Simulado”, no qual estão disponibilizadas as provas do Enade realizadas entre os anos de 2008 e 2019. 

Oficinas

Além das monitorias e ambientes virtuais, o Uniapren desenvolve oficinas com o objetivo de oportunizar aos estudantes dos cursos presenciais e a distância da Instituição a revisão de conteúdos trabalhados em componentes curriculares de seus cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. As oficinas oferecidas pelo Uniapren são pensadas a partir de dúvidas gerais percebidas nas monitorias, comentadas por estudantes da Univates ou sugeridas por professores da Instituição. Essas atividades, portanto, levam em consideração os assuntos e temas que foram diagnosticados como sendo os que mais geram dúvidas e dificuldades. No total, em 2020 foram oferecidas 32 oficinas, em sua maioria on-line, das quais participaram 465 estudantes.

Apoio a estudantes com deficiência

Levando em consideração a proposta da Univates de atender estudantes que apresentam dificuldades em desenvolver atividades relacionadas ao seu curso em razão de alguma deficiência, o Uniapren oferece o serviço de adaptação de materiais. Esse serviço busca analisar as informações relacionadas à deficiência do estudante e os recursos disponibilizados pelos professores para, posteriormente, desenvolver um material alternativo que seja mais acessível, levando em consideração as especificidades de cada estudante. Esses materiais são desenvolvidos por técnico-administrativos e estagiários do Uniapren, com apoio dos professores e do serviço psicopedagógico disponibilizado pela Instituição. 

Entre as adaptações realizadas estão a conversão de arquivos em formato PDF e imagem para o formato texto, ampliações da fonte de documentos e de imagens, resumos de textos com o emprego de linguagem mais acessível, desenvolvimento de objetos de aprendizagem, legenda em vídeos e vídeos explicativos abordando conteúdos. No ano de 2020, 12 estudantes foram beneficiados com a adaptação de 31 materiais. 

- publicidade -