Emater/RS-Ascar aborda utilização de EPIs e destino correto de embalagens em Fazenda Vilanova

Trabalho objetivou esclarecer sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com a saúde.

314
Créditos: AI Prefeitura de Fazenda Vilanova / divulgação

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilanova realizaram palestras nas escolas municipais Santana e José Victor Mairesse.

Com o tema “Importância da utilização dos EPIs na aplicação de agroquímicos, tríplice lavagem e destino correto das embalagens”, o evento abordou o calendário dos dias, horários e pontos de recolhimento das embalagens de agrotóxicos, de forma que os alunos levassem a informação para o conhecimento das famílias.

A técnica da Emater/RS-Ascar, Luciane de Armas, explicou que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) têm por finalidade diminuir os riscos de contaminação do trabalhador na aplicação de agroquímicos como herbicidas, inseticidas e fungicidas). “Eles devem ser utilizados pelo agricultor ao manusear as embalagens na preparação dos produtos, antes de serem utilizados na lavoura”, explica.

Antes da devolução dos recipientes de agrotóxicos ao programa de recebimento de embalagens vazias, o agricultor precisa fazer a correta limpeza do vasilhame para que tenha condições de reciclagem. Por isso, recomenda-se a tríplice lavagem. Após lavar as embalagens rígidas, elas têm de ser cortadas ou furadas para poder inutilizar o recipiente.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Adriano Lerner, o trabalho teve como objetivo esclarecer aos alunos sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com a saúde.

- publicidade -