Fechamento do turno 2 no frigorífico de aves da Languiru causa apreensão entre funcionários

16499
Frigorífico de aves fica em Westfália

O iminente fechamento do turno dois (noite) do frigorífico de aves da Cooperativa Languiru preocupa os funcionários. A informação extraoficial é de que o turno deve ser encerrado até a sexta-feira (16/6). De acordo com relato dos funcionários, a opção dada seria para que eles passassem para o turno do dia ou pedissem demissão. “Eles dizem que se eles tiverem que demitir, não tem como pagar os direitos”, conta um funcionário.

A preocupação de alguns, é que eles não tem condições de trabalhar no horário do dia, pois cuidam de filhos ou familiares. Além disso, o salário do turno do dia costuma ser menor, por não contar com os adicionais, o que impacta o orçamento destas pessoas.

A reportagem da Folha Popular entrou em contato com a cooperativa, que retornou apenas que “as situações que envolvem empregados estão sendo intermediadas com sindicato da categoria”, e que “no momento não estão sendo feitas demissões”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Alimentícias, Pedro Mallmann, destaca que a entidade tem acompanhado a situação. “Estamos construindo com a cooperativa uma saída para tentar prejudicar o menos possível os trabalhadores”, complementa.

Segundo ele, está sendo pedido para que os funcionários venham alguns dias para o turno do dia. “Porque estamos negociando uma saída. Se vamos para a justiça estende muito o tempo para o pessoal receber”, considera. Segundo ele, a medida está sendo negociada e deve estar concluída até o fim da sexta-feira.

“Quem não puder vir para o dia, ou não querem, não vai ter problema. Mas agora, neste momento, a Languiru não tem dinheiro para demitir, então estão pedindo para o pessoal vir para o dia. E é a única solução. Alguns casos mais críticos, de quem tem criança ou idosos que tem que ser cuidados, estamos dando prioridade. Vai ser dado férias para quem tem vencido, para dar um fôlego. Para que a cooperativa tenha um fôlego para ter o fluxo de caixa para desligar quem quer ser desligado. Eles estão pedindo para vir para o dia para ajustar, mas é momentâneo”, explica.

A Cooperativa Languiru anunciou o fechamento do segundo turno de abate no frigorífico de Westfália como uma de suas medidas para reorganização. Isso porque os abates serão diminuídos, e devem chegar a 60 mil/dia até julho.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Eles não tem vergonha.
    Quantos funcionarios podem ser pagos com o salario do presidente? Será que este que saiutambem ta com dificuldades financeiras?…….

Comments are closed.