Fundopem atinge R$ 1,7 bilhão em incentivos no primeiro semestre e alcança total de 2022

Para julho foram aprovados mais onze projetos, totalizando R$ 128,5 milhões de incentivos e 192 empregos diretos.

O Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), programa governamental de incentivo ao setor privado, atingiu R$ 1,7 bilhão em incentivos de janeiro a junho deste ano, alcançado o total de benefícios aprovados no ano de 2022.

O montante contemplou 67 projetos, com geração de 1.733 empregos diretos.

O valor foi fechado na reunião do Grupo de Análise Técnica (Gate) do Sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadap), que aconteceu nesta sexta-feira (7/7) e aprovou, para julho, mais onze projetos, totalizando R$ 128,5 milhões de incentivos e 192 empregos diretos.

São três empresas de pequeno porte, seis de médio e duas de grande, instaladas nos municípios de Arroio do Meio (2), Caxias do Sul (1), Chapada (1), Dois Lajeados (1), Encantado (1), Entre-Ijuís (1), Estrela (1), Nova Santa Rita (1), Porto Alegre (1) e Tapes (1).

As cidades se distribuem em sete regiões funcionais do Estado: Centro Sul (1), Metropolitano do Delta do Jacuí (1), Missões (1), Rio da Várzea (1), Serra (1), Vale do Rio dos Sinos (1) e Vale do Taquari (5).

Os setores das indústrias são automotivo, alimentos, higiene, lácteos, agroindustrial e metalúrgico.

O maior incentivo foi para a empresa de grande porte Braslux Indústria de Autopeças, do setor automotivo. Localizada em Caxias do Sul, na Serra, terá benefício de R$ 32,2 milhões. O menor foi para a empresa de pequeno porte Boher e Scheid Fabricação de Alfajores, do setor de alimentos. A operação é em Porto Alegre e recebeu R$ 403,9 mil de benefícios.

Saiba mais

O Fundopem é um incentivo à indústria cujo apoio não ocorre pela liberação de recursos financeiros para as empresas, mas pelo financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental devido gerado a partir da sua operação.

O programa foi criado na década de 1970 e passou por revisão em 2021. Atualmente, é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O titular da pasta, Ernani Polo, ressalta que a meta do programa neste ano, que era fechar o total de incentivos do ano anterior, foi atingida já no primeiro semestre. “Os resultados mostram o aumento da procura pelo programa, que é uma ferramenta moderna com resultados efetivos”, afirma.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Univates prevê inverno com mais chuva e temperaturas acima da média

O inverno de 2026 começou oficialmente no domingo (21/6) e deve apresentar características diferentes neste ano. A estação deve registrar temperaturas acima da média...

Motociclista fica ferido em acidente no bairro Alesgut, em Teutônia

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta segunda-feira (22/6), no bairro Alesgut, em Teutônia. A colisão entre...

Mulher fica ferida em colisão entre carro e carreta na ERS-128, em Teutônia

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito registrado na tarde desta segunda-feira (22/6), na ERS-128, em Teutônia. A colisão entre um automóvel e...

Amsol promove capacitação e discute investimentos para a região

Prefeitos, gestores e servidores dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) participaram de uma capacitação promovida pela DPM Educação...