O Município de Fazenda Vilanova iniciou na semana passada a esterilização de fêmeas de gatos na Clínica da ONG Os Salvadores, em Taquari, a fim de conter o abandono e o aumento descontrolado dessa população, que vive nas residências de famílias em vulnerabilidade social, e dos abandonados pelas ruas da cidade.
O projeto, que tem convênio com o Governo do Estado, contempla também cães fêmeas, que serão atendidas na próxima oportunidade, em data a ser definida.
Foram realizadas 32 cirurgias de castração de gatas de famílias inscritas através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Para serem beneficiadas, as famílias donas dos animais devem estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa:
– Devem estar com cadastro no CadÚnico atualizado;
– Animais de rua deverão ter indicação de famílias acolhedoras, com termo de responsabilidade durante o processo de cicatrização.
O aumento da população de animais domésticos amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa. O Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente é uma iniciativa da comunidade vilanovense que leva em conta dois aspectos: o de proteção e respeito aos animais e o de saúde pública.
As orientações de cuidados com os animais pós-castração são passadas pela equipe veterinária da ONG Os Salvadores. Durante o período de recuperação, o animal precisa ficar em repouso e devem ser realizados cuidados de higiene.
Conforme a Prefeitura, é de fundamental importância a família acolhedora nesse processo, pois a manutenção dessas fêmeas na rua pode causar infecções e levar a óbito.