Ciclone extratropical deve chegar com intensidade no início da noite desta quarta-feira

Conforme a MetSul Meteorologia, o ciclone se formará hoje sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar.

946
Crédito: Ave Calvar Martinez / Pexels

O ciclone extratropical que atingirá o RS ainda não está sobre o Estado. A previsão é de que ele chegue com intensidade na região no início da noite desta quarta-feira (12/7), madrugada e amanhã pela manhã, causando chuvas constantes, tempestades, ventos intensos podendo chegar aos 90km/h e enxurradas de rios e arroios.

Conforme a MetSul Meteorologia, o ciclone que se formará hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o Estado – irá se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.

Hoje chove em todas as regiões, com pancadas por vezes fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período. Há risco de temporais localizados com vendavais ou granizo pela interação de ar quente com a baixa pressão.

À noite deve chover em quase todo o Rio Grande do Sul, de forma forte a torrencial em muitos locais. A chuva mais volumosa se concentrará no Centro, Sul e o Leste do Estado, com altas chances de alagamentos.

No fim do dia, uma frente fria se organiza e avança com chuva localmente forte e risco de tempestades isoladas fortes com potencial para fenômenos severos isolados de vento pelo Noroeste e o Norte gaúcho, Oeste e Meio-Oeste catarinense e o Oeste do Paraná.

Confira a rota que o ciclone deve fazer sobre o RS, conforme a MetSul Meteorologia:

- publicidade -