Lajeado terá ação alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Ação acontece nesta sexta-feira (21/7), a partir das 8h30, em frente ao acesso ao Hospital Bruno Born

207
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza nesta sexta-feira (21/7), uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A ação ocorre a partir das 8h30, em frente ao acesso ao Hospital Bruno Born da Rua Júlio de Castilhos. A ação tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção das hepatites virais e testagem rápida para identificação destas doenças.

Conforme o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, o objetivo do evento é conscientizar a população e dar visibilidade às hepatites virais que, muitas vezes, são doenças silenciosas e que podem passar despercebidas. “A hepatite é evitável, tratável, e, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento.”, explica o secretário.

O evento será ao ar livre. Em caso de chuva será transferido.

Dia de conscientização

O Dia Mundial das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019 instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, no mês de julho, quando são realizadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Sobre a doença

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose.

- publicidade -